Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do pH, da consistência e da concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie em áreas fluoretadas e não fluoretadas: estudos clínicos randomizados

Processo: 08/58402-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de julho de 2009 - 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Fabiano Vieira Vilhena
Beneficiário:Fabiano Vieira Vilhena
Empresa:Oralls Comercial Ltda. - ME
Município: São José dos Campos
Bolsa(s) vinculada(s):09/10756-0 - Efeito do pH, da consistência e da concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie em áreas fluoretadas e não fluoretadas: estudos clínicos randomizados, BP.PIPE
Assunto(s):Cárie dentária  Flúor  Fluorose dentária  Dentifrícios 

Resumo

O objetivo deste trabalho será avaliar o efeito do pH, da consistência e da concentração de flúor presente em dentifrícios líquidos no controle de cárie em áreas fluoretada e não fluoretada. Para tal, o projeto será desenvolvido em 2 etapas. Na primeira etapa, participarão 360 crianças de 2 a 4 anos de idade, residentes em duas regiões, a saber: Bauru, SP (0,6-0,8 ppm F na água) e João Pessoa, PB (<0,2 ppm F na água). Em cada comunidade, os voluntários serão submetidos a exame clínico para determinação da experiência de cáries (cárie-ativos ou cárie inativos). Posteriormente, será feita uma nova alocação destes voluntários a 3 grupos, que diferirão em função do tipo de dentifrício líquido a ser utilizado durante -12 meses, a saber: G1- 550 ppm F pH 7,0, G2- 550 ppm F pH 4,5 e G3 - 1.100 ppm F pH 7,0. Em metade dos voluntários será avaliada a concentração de F no biofilme e nas unhas, 6 meses após o início da utilização dos dentifrícios. A avaliação da progressão / regressão das lesões de cárie será feita no baseline e após 12 meses, de acordo com o Nyvad et al. (2003) e também com o aparelho QLF (avaliar a o ganho ou perda de mineral). As análises de F serão realizadas com o eletrodo específico, após difusão facilitada por HMOS. Na segunda etapa, será avaliada a influência da consistência dos dentifrícios na incorporação de F no biofilme dentário. Para tal, serão preparadas 3 formulações dentifrícias, sendo uma delas a formulação original (utilizada no estudo anterior), uma mais e outra mais consistente. Através de um estudo cruzado e duplo-cego, será avaliada a incorporação de F no biofilme dentário 1 e 12 h após a escovação com os respectivos dentifrícios, em 24 crianças de 8-10 anos em Bauru-SP. Os dados serão checados em relação à normalidade e homogeneidade, para análise estatística apropriada (P<0.05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
FAPESP esclarece dúvidas para submissão de projetos inovadores ao PIPE 
Pesquisadores lançam gel dental com flúor adequado às crianças 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Creme dental com dose para as crianças 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
FAPESP recebe propostas ao 1º Ciclo de Análise 2018 do PIPE até 29 de janeiro 
Empresa apoiada pelo PIPE beneficia a saúde bucal em centenas de municípios 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDINI CARDOSO, CRISTIANE DE ALMEIDA; LACERDA, BIANCA; BARROS MANGUEIRA, DAYANE FRANCO; CHARONE, SENDA; KANESHIRO OLYMPIO, KELLY POLIDO; MAGALHAES, ANA CAROLINA; PESSAN, JULIANO PELIM; VILHENA, FABIANS VIEIRA; SAMPAIO, FABIO CORREIA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Mechanisms of action of fluoridated acidic liquid dentifrices against dental caries. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 60, n. 1, p. 23-28, JAN 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.