Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos sinérgicos na degradação de materiais pictóricos

Resumo

A preocupação com a conservação do patrimônio cultural vem experimentando um crescimento expressivo. Um aspecto importante nesse contexto, é a degradação de materiais, uma vez que a compreensão dos mecanismos responsáveis por tais processos é essencial na determinação dos procedimentos a serem adotados na preservação de bens culturais. Dessa forma, faz-se importante evidenciar o marcante papel exercido pelos microambientes e pelas interfases existentes nesses objetos. Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo obter um conhecimento mais detalhado sobre os efeitos causados pela presença dos componentes acima mencionados e por outros fatores indutores externos como luz e poluentes atmosféricos nos mecanismos de degradação de materiais pictóricos. Para tanto serão empregadas técnicas não destrutivas de espectroscopia vibracional e investigar-se-á a possibilidade de se usar cristais piezelétricos de quartzo como sensores desses processos, que por seu baixo custo e fácil manuseio podem sem utilizados in situ no monitoramento de acervos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATO INHASZ PAIVA; JOSÉ ROBERTO CAETANO DA ROCHA; ANDREA CAVICCHIOLI; FERNANDO SILVA LOPES; DALVA LÚCIA ARAÚJO DE FARIA. Câmaras climáticas para o envelhecimento acelerado: ação de microambientes sobre bens culturais. Química Nova, v. 33, n. 1, p. 189-194, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.