Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de materiais absorvedores de radiação eletromagnética baseados em nanocompósitos de polianilina

Processo: 03/11467-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Primeiros Projetos
Vigência: 01 de julho de 2004 - 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Convênio/Acordo: CNPq - Programa Primeiros Projetos
Pesquisador responsável:Mauro Alfredo Soto Oviedo
Beneficiário:Mauro Alfredo Soto Oviedo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado à bolsa:02/13415-0 - Desenvolvimento de materiais absorvedores de radiação eletromagnética baseados em nanocompósitos de polianilina, BP.PD
Assunto(s):Nanocompósitos  Radiação eletromagnética  Termoplásticos  Polianilina  Polímeros condutores 

Resumo

A preparação de materiais condutores constituídos por (nano) compósitos condutores e polímeros convencionais é um método bastante promissor, pois permite a combinação da condutividade dos polímeros intrinsecamente condutores com as propriedades mecânicas e térmicas dos polímeros convencionais, possibilitando a obtenção de materiais condutores com boas propriedades mecânicas, aumentando o potencial tecnológico destes materiais. Desta forma, a proposta deste trabalho consiste em desenvolver materiais absorvedores de radiação eletromagnética na faixa de 8 a 12 GHz para sua aplicação na indústria aeronáutica. Para isso, neste projeto como material absorvedor de radiação eletromagnética pretende-se utilizar (nano) compósitos condutores, constituídos por um polímero intrinsecamente condutor (polianilina) e uma matriz inorgânica, intercalados por fusão em uma matriz termoplástica [polietileno de alta massa molar e poli(óxido de etileno -B- amida-6)], a fim de poder obter placas ou filmes, utilizando-se métodos de processamento da indústria de artefatos poliméricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOTO-OVIEDO‚ M.A.; ARAÚJO‚ O.A.; FAEZ‚ R.; REZENDE‚ M.C.; DE PAOLI‚ M.A. Antistatic coating and electromagnetic shielding properties of a hybrid material based on polyaniline/organoclay nanocomposite and EPDM rubber. Synthetic Metals, v. 156, n. 18, p. 1249-1255, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.