Busca avançada
Ano de início
Entree

Mobilidade de metais pesados (Cd, Cu, Ni, Pb e Zn) na zona não saturada, e possível contaminação do aquífero livre, decorrente da aplicação agrícola do lodo de esgoto em latossolo ácido

Resumo

A aplicação de lodo de esgoto nos solos o enriquece em matéria orgânica e nutrientes; entretanto, o lodo de esgoto pode conter metais pesados(Cd, Cu, Ni, Pb e Zn). A adição do lodo de esgoto nos solos pode, portanto provocar o acumulo dos metais pesados e levar às contaminações dos solos, das plantações e da água subterrânea. Neste projeto pretende-se avaliar a mobilidade dos metais pesados (Cd, Cu, Ni, Pb e Zn) na zona não saturada do solo e a possível contaminação da água subterrânea, decorrente da aplicação do lodo de esgoto no solo. Serão estudados em campo e em laboratório aspectos químicos e físicos do solo e das soluções por ele percolantes, levando em consideração o papel do carbono orgânico dissolvido na mobilidade/retenção dos metais pesados. Diferentes modelos matemáticos de fluxo, transporte e reação dos metais pesados na zona não saturada serão usados no auxílio ao entendimento e quantificação dos processos físicos e químicos que ocorrem no sistema solo-água. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORBA, RICARDO PEROBELLI; RIBEIRINHO, VICTOR SANCHES; DE CAMARGO, OTAVIO ANTONIO; DE ANDRADE, CRISTIANO ALBERTO; KIRA, CARMEN SILVIA; COSCIONE, ALINE RENEE. Ion leaching and soil solution acidification in a vadose zone under soil treated with sewage sludge for agriculture. Chemosphere, v. 192, p. 81-89, FEB 2018. Citações Web of Science: 3.
BORBA, RICARDO PEROBELLI; DE CAMARGO, OTAVIO ANTONIO; KIRA, CARMEN SILVIA; COSCIONE, ALINE RENEE. NO2- and NO3- leaching and solubilization of Al in variable charge soils treated with sewage sludge. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES, v. 74, n. 6, p. 4625-4638, SEP 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.