Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação dos processos pós-assentamento reguladores do recrutamento juvenil em crustáceos braquiuros

Processo: 06/60238-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Primeiros Projetos
Vigência: 01 de maio de 2007 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: CNPq - Programa Primeiros Projetos
Pesquisador responsável:James Tony Lee
Beneficiário:James Tony Lee
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Assunto(s):Crustacea  Crustáceos  Braquiúros  Mortalidade infantil 

Resumo

Em ecossistemas marinhos, flutuações interanuais no recrutamento juvenil podem gerar alta variabilidade na estrutura das populações e ser uma das principais fontes de incerteza para a conservação e o manejo das espécies bentônicas. A espécie alvo, o grapsídeo Pachygrapsus transversus é o caranguejo mais abundante no ambiente intermareal dos costões rochosos do litoral norte de São Paulo e tem importância fundamental na estruturação de toda comunidade do entremarés. Para determinar os processos reguladores do recrutamento desta espécie, serão examinados: (1) a existência de um gargalo demográfico devido a limitação de refúgio; (2) o efeito da predação na redução da densidade dos primeiros estágios bentônicos, e (3) na determinação dos padrões de distribuição entre os substratos naturais; (4) as taxas de mortalidade especificas dos substratos; e (5) o tipo de limitação (dependente ou independente da densidade) que os primeiros estágios bentônicos sofrem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMIDA, LEONARDO; LEE, JAMES T.; BARRETO, RODRIGO E. Stomach fullness modulates prey size choice in the frillfin goby, Bathygobius soporator. ZOOLOGY, v. 115, n. 5, p. 283-288, OCT 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.