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A educação ambiental como instrumento para o gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares: uma proposta de ação comunitária para o município de São Carlos, SP

Resumo

O adequado gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares (RSD) tem se apresentado nas últimas décadas, como um importante instrumento de conservação da qualidade do meio ambiente. No Brasil, a responsabilidade sobre o gerenciamento de RSD é exclusiva da municipalidade, cabendo-lhe, portanto, desenvolver sistemas próprios que atendam a demanda e às características culturais, sociais e econômicas locais. A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, administra a terceirização da coleta, transporte, tratamento e destinação final de cerca de 140 toneladas por dia de RSD. Estes resíduos são coletados de forma convencional e destinados diretamente ao aterro sanitário, o qual em curto espaço de tempo necessita de constantes ampliações. Apesar de estudos realizados pela comunidade científica e de interesses de diversos grupos sociais, não houve ainda oportunidade para a prefeitura elaborar e implantar propostas concretas de gerenciamento de RSD que atendam a demanda local. A presente proposta vem ao encontro das diretrizes estabelecidas pela Agenda 21 nos capítulos 4 e 21 que sugerem novos caminhos de desenvolvimento através da propagação de hábitos sustentáveis. Para tanto, o Centro de Divulgação Científica e Cultural - USP - São Carlos em parceria com a prefeitura municipal elaboraram o presente projeto que visa, via diagnóstico da produção de RSD, elaborar uma proposta piloto de gerenciamento de RSD em um bairro periférico da cidade, a qual considera aspectos sociais, econômicos, culturais e tecnológicos a fim de viabilizar a participação da comunidade e do poder público. Neste projeto, a educação será empregada como ferramenta de construção do exercício da cidadania (responsabilidade e ação afirmativa) e de transmissão de conhecimentos técnico-científicos (gerenciamento de RSD). (AU)

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