Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas regulatórios e fisiológicos da resposta bacteriana a estresses

Processo: 12/10563-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Marilis Do Valle Marques
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias  Caulobacter crescentus  Expressão gênica  Regulação da expressão gênica  RNA polimerases dirigidas por DNA  RNA helicases 

Resumo

À medida que a população aumenta, as células enfrentam uma redução progressiva da disponibilidade de nutrientes que traz a necessidade de responder diminuindo a taxa de reprodução e adequando os sistemas metabólicos para permanecer em situação de carência prolongada. Os efeitos fisiológicos da baixa temperatura em parte são similares aos da carência nutricional, no que se refere à diminuição da função ribossomal. A percepção de sinais ambientais nesta fase é crucial para a célula modificar seu padrão de expressão gênica para enfrentar esta nova situação. As proteínas contendo domínio de cold shock (CSD) são induzidas em baixa temperatura e/ou em fase estacionária, e atuam como chaperonas de RNA, permitindo a tradução nestas condições, e também agindo como reguladoras da expressão de outros genes. Outro sistema importante para esta resposta é constituído pelas RNA helicases, que são responsáveis por desfazer as estruturas secundárias.O principal objetivo deste projeto é caracterizar os mecanismos regulatórios importantes para a resposta a estresses na alfa-Proteobactéria Caulobacter crescentus. Os transcriptomas de linhagens mutantes para os genes regulatórios cspC e spdR serão definidos em fase estacionária, e os regulons destes fatores serão determinados. Assim, será definida a cascata regulatória que ocorre na entrada na fase estacionária. Serão ainda identificadas as bases moleculares da essencialidade do gene cspC para a manutenção da viabilidade e resposta a estresse oxidativo. O papel das RNA helicases da família DEAD na adaptação a baixa temperatura será definido pela análise dos fenótipos de linhagens mutantes e por ensaios de expressão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; LOURENCO, ROGERIO F.; MAZZON, RICARDO R.; RIBEIRO, RODOLFO A.; MARQUES, MARILIS V. Transcriptomic analysis of the stationary phase response regulator SpdR in Caulobacter crescentus. BMC Microbiology, v. 16, APR 12 2016. Citações Web of Science: 6.
SANTOS, JULIANA S.; DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; BALHESTEROS, HELOISE; LOURENCO, ROGERIO F.; MARQUES, MARILIS V. CspC regulates the expression of the glyoxylate cycle genes at stationary phase in Caulobacter. BMC Genomics, v. 16, AUG 27 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.