Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da temperatura e exercício sobre o desempenho, crescimento muscular e características de carcaça de pacu (Piaractus mesopotamicus)

Processo: 12/11277-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Vander Bruno dos Santos
Beneficiário:Vander Bruno dos Santos
Instituição-sede: Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Maeli Dal Pai
Bolsa(s) vinculada(s):12/24359-5 - Influência da temperatura e exercício sobre o desempenho, crescimento muscular e características de carcaça de pacu (Piaractus mesopotamicus), BP.TT
Assunto(s):Peixes  Aquicultura  Morfometria  Fibras musculares 

Resumo

Objetiva-se avaliar o efeito da temperatura e exercício natatório sobre o crescimento de pacu (Piaractus mesopotamicus), tendo os seguintes objetivos específicos: avaliar o desempenho dos peixes, determinar a taxa de crescimento e alteraçãoes em medidas morfométricas corporais, avaliar a hiperplasia e hipertrofia de fibras musculares brancas e vermelhas, avaliar características de carcaça como rendimento no processamento, composição química corporal e desenvolvimento do tecido adiposo subcutâneo ventral. O experimento será conduzido na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Pólo Alta Sorocabana, sediado em Presidente Prudente. Os peixes serão criados em três sistema de recirculação de água contendo seis tanques de 0,5 m³ nas temperaturas de 24, 28 e 32 ºC, sendo que três tanques de cada temperatura serão submetidos a situação de exercício, sob velocidade de fluxo de 27,5 cm/s. Os pacus serão pesados e medidos em comprimento no início, 60, 120, 180 e 240 dias de cultivo. Lâminas histológicas do tecido muscular e adiposo subcutâneo ventral serão confeccionadas e avaliadas em microscópio acoplado em sistema de análise de imagens, podendo-se determinar os diâmetros e a densidade de fibras (fibras/mm²). Ao final do experimento serão avaliadas a morfometria (comprimento, altura, largura e perímetro em diferentes partes do corpo), as características de rendimento do processamento e a concentração de gordura na carne. Os seguintes rendimentos serão determinados como porcentagem do peso de abate: rendimento de carcaça, cabeça e vísceras. Os dados serão analisados segundo o delineamento experimental inteiramente casualizado com os tratamentos em esquema fatorial 2 x 3 (exercício X temperatura), com 3 repetições (tanques) e 8 peixes/tanque serão amostrados em cada idade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, VANDER BRUNO; MIRANDA DE OLIVEIRA, MARCELO WENDEBORN; SIMOES SALOMAO, RONDINELLE ARTUR; SANTOS, ROSEMEIRE DE SOUZA; DE PAULA, TASSIANA GUTIERREZ; PAI SILVA, MAELI DAL; MARECO, EDSON ASSUNCAO. Influence of temperature and exercise on growth performance, muscle, and adipose tissue in pacus (Piaractus mesopotamicus). Journal of Thermal Biology, v. 69, p. 221-227, OCT 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.