Busca avançada
Ano de início
Entree

Granulocyte-colony stimulating factor improves MDX mouse response to peripheral nerve injury

Resumo

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença de caráter recessivo, onde o cromosso X sofre mutações e não codifica o gene responsável pela produção da distrofina. Atinge aproximadamente 1 em cada 3500 nascidos vivos. A distrofina, juntamente com o complexo glicoproteína-distrofina, tem as funções de manter as ligações entre o citoesqueleto e a matriz extracelular, manter a integridade da membrana celular, promover a distribuição de forças laterais entre as fibras musculares e a comunicação entre o meio intra e extra-celular. Atualmente, muito se sabe sobre o acometimento muscular na DMD, mas poucos estudos estão voltados para os efeitos no Sistema Nervoso Central (SNC), mais especificamente no microambiente dos motoneurônios medulares. Sabe-se que, durante a evolução da doença em camundongos MDX (um modelo animal de DMD), as terminações axonais, na junção neuromuscular, entram em ciclos de denervação (retração) e reinervação (brotamento). Nossos resultados indicam que há redução de sinapses nos motoneurônios alfa-medulares e aumento da astrogliose, decorrentes da desconexão parcial entre o órgão alvo e o corpo neuronal. Tais alterações morfológicas podem ser amenizadas após o tratamento com o fator estimulador de colônias granulocitárias (G-CSF). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMOES, GUSTAVO FERREIRA; RODRIGUES DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE. Granulocyte-Colony Stimulating Factor Improves MDX Mouse Response to Peripheral Nerve Injury. PLoS One, v. 7, n. 8 AUG 13 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.