Auxílio à pesquisa 12/14236-3 - Distrofia muscular, Neurobiologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Granulocyte-colony stimulating factor improves MDX mouse response to peripheral nerve injury

Processo: 12/14236-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular  Neurobiologia  Axotomia  Medula espinhal  Degeneração 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:axotomia | Degeneração | Distrofia Muscular | Medula espinal | motoneurônios medulares | Neurobiologia

Resumo

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença de caráter recessivo, onde o cromosso X sofre mutações e não codifica o gene responsável pela produção da distrofina. Atinge aproximadamente 1 em cada 3500 nascidos vivos. A distrofina, juntamente com o complexo glicoproteína-distrofina, tem as funções de manter as ligações entre o citoesqueleto e a matriz extracelular, manter a integridade da membrana celular, promover a distribuição de forças laterais entre as fibras musculares e a comunicação entre o meio intra e extra-celular. Atualmente, muito se sabe sobre o acometimento muscular na DMD, mas poucos estudos estão voltados para os efeitos no Sistema Nervoso Central (SNC), mais especificamente no microambiente dos motoneurônios medulares. Sabe-se que, durante a evolução da doença em camundongos MDX (um modelo animal de DMD), as terminações axonais, na junção neuromuscular, entram em ciclos de denervação (retração) e reinervação (brotamento). Nossos resultados indicam que há redução de sinapses nos motoneurônios alfa-medulares e aumento da astrogliose, decorrentes da desconexão parcial entre o órgão alvo e o corpo neuronal. Tais alterações morfológicas podem ser amenizadas após o tratamento com o fator estimulador de colônias granulocitárias (G-CSF). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMOES, GUSTAVO FERREIRA; RODRIGUES DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE. Granulocyte-Colony Stimulating Factor Improves MDX Mouse Response to Peripheral Nerve Injury. PLoS One, v. 7, n. 8, . (09/06686-6, 09/05565-0, 12/14236-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: