Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da escovação do palato sobre a estomatite relacionada à prótese

Processo: 12/04234-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Raphael Freitas de Souza
Beneficiário:Raphael Freitas de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Cássio Do Nascimento ; Cláudia Helena Lovato da Silva ; Helena de Freitas Oliveira Paranhos
Assunto(s):Reabilitação bucal  Mucosa bucal  Biofilmes  Estomatite sob prótese  Prótese total  Candida  Higiene bucal  Escovação dentária 

Resumo

A estomatite relacionada à prótese (ERP) é uma condição bastante comum em pacientes edentados e comumente associada a uma ampla gama de fatores de risco. A presença de Candida spp. e o biofilme protético são bastante mencionados como fatores significantes, levando à necessidade de orientação de higiene bucal como parte do processo terapêutico. Nesse contexto, as recomendações referentes à higiene das próteses em uso parecem consensuais; já no caso de higiene dos tecidos bucais, pouco se apresenta que a ponte ou rejeite sua eficácia ou efetividade como forma de tratamento da ERP. Sendo assim, este protocolo visa avaliar a eficácia da escovação do palato sobre o tratamento da ERP, considerando aspectos clínicos e microbiológicos. Participantes completamente edentados com uso de próteses totais e diagnóstico de ERP serão recrutados e alocados em um único grupo, que entrará em um regime de higiene do palato usando-se escova de cerdas macias. O desfecho primário deste estudo será a remissão parcial ou total da severidade clínica da ERP, conforme determinada pelas classificações de Budtz-Jorgensen e Bertram e de Newton modificada. Já os desfechos secundários serão contagens de Candida albicans obtidas de esfregaços da mucosa palatina e de suspensões do biofilme aderido às próteses totais maxilares. No centro brasileiro, contagens de 38 espécies bacterianas e 5 espécies de Candida pela técnica de hibridização DNA checkerboard também farão parte dos desfechos secundários. As leituras dos desfechos acontecerão antes de iniciar a higiene do palato e passados 1 e 3 meses. Comparações estatísticas determinarão as diferenças significantes, se houver, entre os três períodos de tempo considerados (±=0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KABAWAT, MARLA; DE SOUZA, RAPHAEL F.; BADARO, MAURICIO M.; DE KONINCK, LOUIS; BARBEAU, JEAN; ROMPRE, PIERRE; EMAMI, ELHAM. Phase 1 Clinical Trial on the Effect of Palatal Brushing on Denture Stomatitis. International Journal of Prosthodontics, v. 27, n. 4, p. 311-319, JUL-AUG 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.