Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo citológico da mucosa bucal de portadores do vírus HIV

Processo: 12/05062-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Janete Dias Almeida
Beneficiário:Janete Dias Almeida
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Adriana Aigotti Haberbeck Brandão ; Celina Faig Lima Carta ; Juvencio José Duailibe Furtado ; Marcelo Marcucci ; Mônica Ghislaine Oliveira Alves
Assunto(s):Patologia bucal  AIDS  HIV  Mucosa bucal  Biologia celular  Morfometria 

Resumo

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV, que é capaz de induzir alterações morfométricas e citológicas em células epiteliais escamosas bucais. Objetivo: Avaliar as alterações causadas pela infecção pelo HIV na mucosa bucal através da comparação da análise da atividade inflamatória, maturação celular e alterações citomorfométricas de células da mucosa bucal de pacientes HIV+ e pacientes não portadores do vírus, para tentar estabelecer uma relação com alterações iniciais da carcinogênese bucal. Material e Método: Serão avaliados 30 indivíduos HIV+ que se encontram em tratamento no ambulatório de infectologia do Hospital Heliópolis São Paulo e 30 indivíduos não portadores do vírus HIV em tratamento no ambulatório da Disciplina de Propedêutica Estomatológica da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos FOSJC-UNESP. Serão realizados 04 esfregaços do bordo lateral da língua e do assoalho bucal com cytobrush. Destes, 02 serão submetidos à coloração de Papanicolaou e 02 processados pelo método de Feulgen. A análise será realizada em microscopia comum para Papanicolaou e através da aferição da área nuclear (NA) e citoplasmática (CA) através do programa Axion Vison 4.7 Carl Zeiss. Os dados obtidos, se paramétricos receberão o tratamento estatístico do teste-t de Student para amostras simples e ANOVA, e se não paramétricos serão tratados pelo teste de Kruskall Wallis. Avaliar as alterações causadas pela infecção pelo HIV na mucosa bucal através da comparação da análise da atividade inflamatória, maturação celular, presença de micronúcleos (MN) e alterações citomorfométricas de células da mucosa bucal de pacientes HIV+ e pacientes não portadores do vírus, para tentar estabelecer uma relação com alterações iniciais da carcinogênese bucal. Material e Método: Serão avaliados 30 indivíduos HIV+ que se encontram em tratamento no ambulatório de infectologia do Hospital Heliópolis - São Paulo e 30 indivíduos não portadores do vírus HIV em tratamento no ambulatório da Disciplina de Propedêutica Estomatológica da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos FOSJC-UNESP. Serão realizados 04 esfregaços do bordo lateral da língua e do assoalho bucal com cytobrush. Destes, 02 serão submetidos à coloração de Papanicolaou e 02 processados pelo método de Feulgen. A análise será realizada em microscopia comum para Papanicolaou e pela aferição da área nuclear (NA) e citoplasmática (CA) através do programa Axion Vison 4.7 Carl Zeiss. Nos esfregaços corados por Feulgen será avaliada a presença de MN em, no mínimo, 1200 células. Os dados obtidos, se paramétricos receberão o tratamento estatístico do teste-t de Student para amostras simples e ANOVA, e se não paramétricos serão tratados pelo teste de Kruskall Wallis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA ALVES, MONICA GHISLAINE; LIMA CARTA, CELINA FAIG; HABERBECK BRANDAO, ADRIANA AIGOTTI; DUAILIBE FURTADO, JUVENCIO JOSE; MARCUCCI, MARCELO; ALMEIDA, JANETE DIAS. Cytological and cytomorphometric evaluation of the oral mucosa in HIV-infected patients undergoing antiretroviral therapy. JOURNAL OF ORAL PATHOLOGY & MEDICINE, v. 46, n. 9, p. 840-845, OCT 2017. Citações Web of Science: 0.
LIMA, CELINA FAIG; OLIVEIRA ALVES, MONICA GHISLAINE; DUAILIBE FURTADO, JUVENCIO JOSE; MARCUCCI, MARCELO; BALDUCCI, IVAN; ALMEIDA, JANETE DIAS. Effect of HIV infection in the micronuclei frequency on the oral mucosa. JOURNAL OF ORAL PATHOLOGY & MEDICINE, v. 46, n. 8, p. 644-648, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.