Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação mastigatória, salivar, nutricional, antropométrica e halitose em adultos jovens

Processo: 12/06179-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Duarte Gavião
Beneficiário:Maria Beatriz Duarte Gavião
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia oral  Halitose  Mastigação  Antropometria  Obesidade  Saliva 

Resumo

O objetivo deste estudo será verificar se há associação entre função mastigatória, fluxo, pH e composição salivar, nutrição, antropometria e halitose em 200 adultos jovens, com idade entre 17 a 30 anos, de ambos os gêneros. Para a função mastigatória as seguintes variáveis serão avaliadas: (1) performance mastigatória que será determinada pela capacidade individual defragmentação do material teste mastigável Optocal plus e técnica de peneiragem; (2) autopercepção da habilidade mastigatória, referente à capacidade do indivíduo em triturar os alimentos, que será quantificada com o uso da escala visual analógica (EVA), que possui uma escala de número 0 a 10; (3) paladar que será verificado por meio de instrumento específico. O fluxo salivar será determinado coletando-se saliva com estimulação mecânica (mastigação de Parafilm®) e sem estimulação. Além disso, serão determinados o pH e as concentrações de proteína total, cálcio, fosfato, uréia e lipídios. Estas variáveis do sistema mastigatório serão associadas à avaliação antropométrica (índice de massa corporal, dobras cutâneas tricipital,circunferência do braço e circunferência abdominal), avaliação do estado nutricional, mensurado mediante QFA (Questionário de Frequência Alimentar) e o cálculo estimado de ingestão alimentar por meio de software. A halitose será mensurada através da utilização do aparelho Halimeter. A descrição e a relação entre as variáveis em estudo serão avaliadas por meio deanálise estatística descritiva, teste de normalidade Komolgorov-Smirnov e testes de correlação (Pearson ou Spearman) e testes de médias ("t" de Student/Mann-Whitney). Modelos de regressãolinear múltipla com eliminação stepwise backward verificarão a relação entre a Halitose,avaliação antropométrica (como variáveis dependentes) e o fluxo, composição e pH salivar,performance mastigatória e ingestão alimentar, controlando-se para gênero e idade (±=0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, POLLIANE M.; CASTELO, PAULA M.; CARPENTER, GUY H.; GAVIAO, MARIA BEATRIZ D. Masticatory function, taste, and salivary flow in young healthy adults. JOURNAL OF ORAL SCIENCE, v. 58, n. 3, p. 391-399, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.