Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão de osteopontina em sistemas de coculturas de células osteoblásticas e epiteliais neoplásicas humanas e seus efeitos sobre o fenótipo neoplásico e a ativação osteoclástica

Resumo

O carcinoma espinocelular (CEC) representa a neoplasia maligna mais prevalente das estruturas bucais, podendo invadir e destruir o tecido ósseo devido ao aumento da atividade osteoclástica. A expressão da proteína matricelular osteopontina (OPN) tem sido relacionada à maior agressividade de neoplasias por favorecer fenômenos celulares de adesão, proliferação e invasão. No tecido ósseo, a OPN representa a proteína mais abundante da matriz não colágena, concentrada nas interfaces ósseas (linhas de cimentação e lâminas limitantes), sendo essencial para a adesão e atividades de osteoblastos e osteoclastos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a expressão de osteopontina em sistemas de coculturas de células osteoblásticas e epiteliais neoplásicas humanas e seus efeitos sobre o fenótipo neoplásico e ativação osteoclástica. Serão avaliados: 1) perfil de expressão de OPN em coculturas de células osteoblásticas e epiteliais neoplásicas humanas; 2) efeito da OPN de culturas osteoblásticas sobre o genótipo e fenótipo de células epiteliais neoplásicas humanas e 3) o efeito da OPN secretada em coculturas sobre a ativação osteoclástica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, LUCAS NOVAES; SPINOLA DE CASTRO RAUCCI, LARISSA MOREIRA; ALONSO, GABRIELA CAROLINE; DELLA COLETTA, RICARDO; ROSA, ADALBERTO LUIZ; DE OLIVEIRA, PAULO TAMBASCO. Osteopontin expression in co-cultures of human squamous cell carcinoma-derived cells and osteoblastic cells and its effects on the neoplastic cell phenotype and osteoclastic activation. TUMOR BIOLOGY, v. 37, n. 9, p. 12371-12385, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.