Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem baseada em índices invertidos para computação, consulta e atualização de cubos de dados (I-Cubing) e uma técnica para transformar aplicações móveis com interface multi-toque para atender requisitos de colaboração (CoMultiTouch)

Processo: 12/04260-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Celso Massaki Hirata
Beneficiário:Celso Massaki Hirata
Instituição-sede: Divisão de Ciência da Computação (IEC). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados: Joubert de Castro Lima
Assunto(s):Sistemas distribuídos  Sistemas colaborativos  Cubo de dados  Internet  Computação móvel  Processamento analítico on-line (OLAP)  Software colaborativo 

Resumo

Esta proposta de projeto inclui dois sub-projetos: I-Cubing e CoMultiTouch. Para o desenvolvimento de serviços OLAP, reduzir o consumo de memória de um cubo, assim como o seu tempo de computação, atualização e consulta é essencial. Além do problema de como gerar todas ou algumas sumarizações organizadas hierarquicamente, tem-se o problema de como manter um cubo de dados atualizado por certo intervalo de tempo. Sem esta atualização uma abordagem para cubo de dados pode ser incompleta. O problema se agrava quando as medidas são holísticas. Os cubos de dados computados podem ser skewed, ou seja, com atributos não uniformemente distribuídos, com alta cardinalidade, alta dimensionalidade, elevado número de tuplas e com múltiplas medidas holísticas. Diversas abordagens foram propostas até o momento, porém todas sofrem de restrições que impedem a generalização de alguma forma. Para o sub-projeto I-Cubing, propomos uma nova abordagem para computação, representação, consulta e atualização de cubos de dados completos ou parciais usando memória externa, chamada I-Cubing (inverted cubing). A abordagem é baseada na idéia de índices invertidos. A adoção de índices invertidos torna possível a computação de cubos com medidas holísticas. Os resultados preliminares mostram que a abordagem I-Cubing tem bom desempenho e bom consumo de memória, e é a única abordagem capaz de computar, atualizar e consultar cubos de dados massivos. Contudo, temos de enfatizar que os resultados são preliminares e necessita-se de um estudo mais completo. Para empreender o estudo, um sistema computacional de desempenho mais alto é necessário, que é o objeto de solicitação deste sub-projeto. Dispositivos com interface multi-toque têm sido cada vez mais empregados por prover facilidade de interação. O desenvolvimento de aplicações colaborativas móveis requer um desenho que apresenta desafios significativos para a reutilização de aplicações móveis existentes que utilizam dispositivos com interface multi-toque a fim de atender os requisitos de colaboração. Em CoMultiTouch, o objetivo é elaborar uma técnica que permita a extensão semi-automática de aplicações não colaborativas com interface multi-toque para apoiar colaboração síncrona por meio da Internet. A técnica permitirá estender as aplicações monousuárias com interface multi-toque visando a satisfação de requisitos de colaboração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RODRIGO ROCHA; HIRATA, CELSO MASSAKI; LIMA, JOUBERT DE CASTRO. Big high-dimension data cube designs for hybrid memory systems. KNOWLEDGE AND INFORMATION SYSTEMS, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
PICHILIANI, MAURO C.; HIRATA, CELSO MASSAKI. Adaptation of Single-user Multi-touch Components to Support Synchronous Mobile Collaboration. MOBILE NETWORKS & APPLICATIONS, v. 19, n. 5, p. 660-679, OCT 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.