Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da aplicação de efluente de esgoto tratado, via fertirrigação, no solo e no cultivo de Brachiaria

Processo: 12/12923-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Rogerio Teixeira de Faria
Beneficiário:Rogerio Teixeira de Faria
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesq. associados:José Renato Zanini
Assunto(s):Irrigação  Fertirrigação  Nutrição vegetal  Forragicultura  Brachiaria  Reúso da água  Esgotos sanitários 

Resumo

O aumento populacional concentrado em áreas urbanas vem incrementando significativamente a produção de efluentes de esgotos sanitários. Devido ao custo elevado dos sistemas de tratamento, há necessidade de se promover o reúso de águas residuárias. O alto consumo de água na irrigação e a carência de fontes hídricas alternativas tornam o reúso de água de esgotos uma opção altamente promissora nessa atividade. O objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos da aplicação, via fertirrigação, de diferentes taxas de efluente de esgoto tratado (EET) em cultivo de Brachiaria, através das quantificações de: a) resposta de produção de matéria seca e de qualidade da forragem de Brachiaria brizantha à aplicação de EET, b) exportação de macro e micronutrientes do solo pela colheita da forragem, e d) alterações das propriedades físicas e químicas do solo. Brachiaria brizantha cv. Marandu será cultivada sob irrigação com diferentes taxas de aplicação de EET obtido da Estação de Tratamento de Esgoto de Jaboticabal, SP. O experimento será conduzido na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da FCAV-Unesp, de julho de 2012 a junho de 2014. Serão estabelecidos cinco tratamentos, correspondentes a diferentes taxas de aplicação de EET, com quatro repetições. Será adotado um desenho experimental do tipo "linha de aspersores" para distribuir a água de irrigação e EET, de tal forma que a lâmina aplicada seja uniforme ao longo da área experimental, porém com taxas variáveis de aplicação de EET. As avaliações consistirão de: a) monitoramento das características químicas e físicas do perfil do solo nos diversos tratamentos no início da primavera e início do outono e b) acúmulo de matéria seca de forragem, índice de área foliar, área foliar específica, nutrientes no tecido vegetal e qualidade nutricional da pastagem colhida durante o período experimental. Com esses resultados serão ajustadas funções de resposta de rendimento de forragem às aplicações de EET, bem como ajustadas curvas de concentração de nutrientes na folha da Brachiaria e no solo em função das quantidades de EET aplicadas. Os dados experimentais possibilitarão também a calibração do modelo CROPGRO - Brachiaria para simulação de longo período da produção de forragem e dos balanços de água e nitrogênio de Brachiaria tratada com EET, sob as condições de Jaboticabal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
A contribuição do campo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, GILMAR O.; ROSALEN, DAVID L.; DE FARIA, ROGERIO T. USE OF ACTIVE OPTICAL SENSOR IN THE CHARACTERISTICS ANALYSIS OF THE FERTIGATED BRACHIARIA WITH TREATED SEWAGE. Engenharia Agrícola, v. 37, n. 6, p. 1213-1221, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
GILMAR O. SANTOS; DAVID L. ROSALEN; ROGÉRIO T. DE FARIA. USE OF ACTIVE OPTICAL SENSOR IN THE CHARACTERISTICS ANALYSIS OF THE FERTIGATED BRACHIARIA WITH TREATED SEWAGE. Engenharia Agrícola, v. 37, n. 6, p. -, Dez. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.