Busca avançada
Ano de início
Entree

XIII seminário de economia industrial "indústria e inovação tecnológica no desenvolvimento brasileiro: discutindo o futuro"

Processo: 12/10456-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 15 de agosto de 2012 - 17 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Rogério Gomes
Beneficiário:Rogério Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Inovações tecnológicas  Energia renovável 

Resumo

A economia brasileira vem obtendo bons resultados no que respeita ao crescimento do produto - que vem se mantendo há quase uma década, embora menor do que o desejado e necessário - e no controle da inflação. Em outros quesitos, porém, o resultado é no mínimo misto, senão preocupante. Seguindo uma tendência que se manifesta na maioria das economias industrializadas ocidentais, o percentual da indústria de transformação no PIB está declinando. Esse declínio, reforçado pela apreciação cambial, agrava os problemas de desarticulação de cadeias produtivas e perda de competitividade internacional da indústria.Por outro lado, um outro conjunto de atividades (especialmente agroindústria e extrativa), que tradicionalmente não são consideradas "tecnológicas", vem despertando a atenção de economistas industriais e formuladores de políticas de C,T&I por manifestarem oportunidades para o desenvolvimento econômico e social, de geração e incorporação de conhecimento e de inovações tecnológicas. O que uma série de evidências oriundas de pesquisas nestas áreas vêm mostrando é que a ampliação do conceito de inovação permite que se vejam atividades densas em conhecimento em setores maduros.Assim, o elenco temático do XIII Seminário de Economia Industrial tem por objetivo promover a reflexão em torno destes três aspectos: as perspectivas futuras da economia brasileira, a contribuição da indústria para o desenvolvimento estável e sustentável e, neste contexto, o temor de desindustrialização ao mesmo tempo em que emergem oportunidades de avanço industrial.Haverá mesas abordando:1.Indústrias específicas:- Indústria Química;- Indústria Farmacêutica;- Indústria Agroalimentares;- Cimento e Cerâmica- Automobilística- Petróleo e Energias Renováveis- Extrativa Mineral2. Temática- (Des)Industrialização no Brasil?- A Indústria no Desenvolvimento brasileiro de longo prazo;- Reformas Financeiras para apoiar o Desenvolvimento (AU)