Auxílio à pesquisa 12/11200-8 - Atenção primária à saúde, Ensino superior - BV FAPESP
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Educação interprofissional em saúde e enfermagem no contexto da atenção primária à saúde.

Processo: 12/11200-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marina Peduzzi
Beneficiário:Marina Peduzzi
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva
Assunto(s):Atenção primária à saúde  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agir comunicativo | atenção primária a saúde | educação interprofissional em saúde | Ensino Superior | Trabalho Em Equipe

Resumo

A abordagem interprofissional na formação dos profissionais de saúde representa uma inversão da formação usual com enfoque nas práticas profissionais específicas. Assim, as profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma na melhoria da atenção à saúde dos usuários. A educação interprofissional prioriza o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade e o compromisso com a integralidade das ações que deve ser alcançado com o amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. O tema central deste estudo é a prática e a educação interprofissional na enfermagem e na saúde desenvolvido com o objetivo geral de conhecer as concepções de educação interprofissional em saúde na atenção primária e sua articulação às práticas no contexto brasileiro. Os objetivos específicos são: analisar as concepções de educação interprofissional na perspectiva de docentes, estudantes e trabalhadores da atenção primária à saúde e analisar a articulação das concepções da educação interprofissional com a prática interprofissional no cotidiano do trabalho da atenção primária à saúde. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave e grupos focais com a participação de estudantes e docentes de diferentes cursos de graduação em saúde e trabalhadores de duas unidades básicas nas quais se desenvolvem ações de ensino em saúde. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise categorial temática de Bardin e triangulação à luz do quadro teórico da teoria do agir comunicativo, trabalho em equipe, educação interprofissional e educação permanente em saúde. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELINO DA SILVA, JAQUELINE ALCANTARA; PEDUZZI, MARINA; ORCHARD, CAROLE; LEONELLO, VALERIA MARLI. Interprofessional education and collaborative practice in Primary Health Care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 2, p. 15-23, . (12/11200-8)
JAQUELINE ALCÂNTARA MARCELINO DA SILVA; MARINA PEDUZZI; CAROLE ORCHARD; VALÉRIA MARLI LEONELLO. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde*. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, p. 16-24, . (12/11200-8)
MARCELINO DA SILVA, JAQUELINE ALCANTARA; PEDUZZI, MARINA; ORCHARD, CAROLE; LEONELLO, VALERIA MARLI. Interprofessional education and collaborative practice in Primary Health Care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, p. 9-pg., . (12/11200-8)