Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do diâmetro do pino e remanescente coronário na distribuição de tensões em dentes unirradiculares restaurados endodonticamente: análise pelo método de elementos finitos 2D e 3D

Resumo

A reconstrução de dentes tratados endodonticamente frequentemente requer a utilização de pinos e núcleos para o restabelecimento da estética e da função. A seleção de um apropriado sistema pino/núcleo é um dilema clínico, visto as amplas variedades de fatores que influenciam na seleção do pino. Porém, o comportamento biomecânico de dentes tratados endodonticamente é extremamente variável conforme o material restaurador selecionado e situação do dente a ser restaurado. Assim, será o objetivo do presente trabalho analisar, por meio do método dos elementos finitos 2D e 3D, a distribuição de stress de diferentes tipos de sistema núcleo/pino para restauração de dentes unirradiculares tratados endodonticamente e com diferentes configurações do remanescente coronário. Os grupos serão divididos em: Dente com canal tratado, reconstruído com núcleo metálico fundido (MF), pino de fibra de vidro (FV) e pino de fibra de carbono (FC) variando a espessura e o remanescente de férula. Para tanto, serão simulados 28 modelos bidimensionais obtidos a partir de tomografia computadorizada de um dente unirradicular, e modelado com o programa de desenho assistido Rhinoceros 4.0 (McNeel, Seattle, WA, USA). Os modelos 2D e 3D serão exportados para o programa de elementos finitos FEMAP v.10.2 (Siemens Product Lifecycle Management Software Inc.USA) para determinação das regiões e geração da malha de elementos finitos. No carregamento dos modelos, serão simuladas aplicação de carga axial (100N) e oblíqua (100N) com uma inclinação de 45º em relação ao longo eixo dental, na região de contato com o antagonista, cerca de 2 mm abaixo da borda incisal. Os resultados serão visualizados por meio de mapas de tensão de von Mises e Tensão máxima principal a fim de avaliar as variações individuais da distribuição das tensões na dentina, no pino e na interface coroa/núcleo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLEIDIEL APARECIDO ARAUJO LEMOS; DANIEL AUGUSTO DE FARIA ALMEIDA; VICTOR EDUARDO DE SOUZA BATISTA; CAROL CANTIERI MELLO; FELLIPPO RAMOS VERRI; EDUARDO PIZA PELLIZZER; JOSÉ VITOR QUINELLI MAZARO. Influence of diameter and intraradicular post in the stress distribution. Finite element analysis. Rev. odontol. UNESP, v. 45, n. 3, p. 171-176, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.