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Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros

Processo: 12/03922-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Beneficiário:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados:Juliana Cristina Braga ; Luciano Silva ; Rosana Louro Ferreira Silva ; Simone Rodrigues de Freitas
Bolsa(s) vinculada(s):13/06623-0 - Ilustração de cenários, personagens e objetos para jogo educativo sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros - Livro-Jogo Virtual e Trilha Subaquática Virtual, BP.TT
12/22242-3 - Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros, BP.TT
Assunto(s):Desenvolvimento de software  Mudança climática 

Resumo

O conceito científico de Mudança Climática é muito difícil para a maioria da população e há uma tendência em percebê-lo como um problema abstrato, longe no tempo e deslocado no espaço. É importante, portanto, promover um ensino, em todos os espaços de aprendizagem, baseado no aprofundamento científico sobre o tema através, por exemplo, da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. O presente projeto propõe o desenvolvimento, aplicação e teste de dois jogos educativos, interdisciplinares e sistêmicos, sobre as influências das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e costeiros. Ambos os jogos (Trilha Interpretativa Virtual e Livro-jogo virtual) serão voltados para alunos de ensino fundamental e médio, serão disponibilizados na internet e avaliados em termos de eficácia como material educacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIO AUGUSTO S. BERCHEZ; NATALIA PIRANI GHILARDI-LOPES; MONICA DORIGO CORREIA; HILDA HELENA SOVIERZOSKI; ALEXANDRE DE GUSMÃO PEDRINI; SUZANA URSI; LAURA PIOLI KREMER; RENATO DE ALMEIDA; YARA SCHAEFFER-NOVELLI; VALÉRIA MARQUES; DANIEL SHIMADA BROTTO. Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network). Brazilian Journal of Oceanography, v. 64, n. spe2, p. 137-156, 2016.
GHILARDI-LOPES, NATALIA PIRANI; TURRA, ALEXANDER; BUCKERIDGE, MARCOS S.; SILVA, AMANDA CRISTINA; DE SOUZA BERCHEZ, FLAVIO AUGUSTO; DE OLIVEIRA, VALERIA MARQUES. On the perceptions and conceptions of tourists with regard to global environmental changes and their consequences for coastal and marine environments: A case study of the northern Sao Paulo State coast, Brazil. MARINE POLICY, v. 57, p. 85-92, JUL 2015. Citações Web of Science: 4.

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