Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de solução cardioplégica para transplante cardíaco e proteção miocárdica durante cirurgias cardíacas convencionais

Processo: 12/09130-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Orlando Petrucci Jr
Beneficiário:Orlando Petrucci Jr
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/10661-4 - Treinamento em preparações de coração isolado tipo working heart e Langendorff clássico, BP.TT
Assunto(s):Isquemia  Reperfusão  Miocárdio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:isquemia | miocárdio | reperfusão | Cirugia Cardiovascular

Resumo

A preservação miocárdica durante cirurgias cardíacas convencionais e na retirada de corações para transplante é de grande importância, pois o coração deve assumir sua função de bomba ao final de um procedimento cirúrgico ou ao final do implante quando este está sendo transplantado, assim que reperfundido. A maioria das soluções protetoras cardioplégicas utilizadas em cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea ou em transplantes são hipercalêmicas e atuam por despolarização da membrana da célula miocárdica e indução de parada cardíaca. A ativação dos canais de potássio e bloqueio dos canais de sódio também podem levar a parada cardíaca com efeito benéficos na reperfusão. A butanediona tem ação direta, por efeito competitivo na formação das pontes de actina e miosina e tem evidências que possa preservar os níveis de ATP.A utilização de várias formas de indução da parada cardíaca pode minimizar o efeito deletério do potássio isoladamente, bem como alguns aditivos podem diminuir a depleção de ATP em corações explantados para transplante ou durante cirurgias cardíacas convencionais de longa duração. O objetivo principal deste projeto é desenvolver uma solução para proteção de órgãos para transplante, originalmente nacional e que potencialmente poderá também ser utilizada em cirurgias cardíacas convencionais. Esta solução deverá permitir a preservação do miocárdio por longos períodos de isquemia, melhorando a utilização dos recursos disponíveis e facilitando a procura de órgãos à longa distância.Nós trabalhamos com a hipótese que a utilização de três diferentes componentes para indução da parada cardíaca (abertura dos canais de potássio, fechamento dos canais de sódio e diretamente sobre o complexo actina/miosina) em solução para conservação de órgãos poderá proporcionar melhor recuperação hemodinâmica e menor lesão tecidual no período pós reperfusão, com melhores resultados dos enxertos no período imediato e no seguimento tardio. A utilização de três diferentes formas de induzir a parada cardíaca também permitirá utilizar menores concentrações de cada uma com menor chance de efeitos tóxicos potenciais da utilização de um único medicamento. Acreditamos que a utilização de três diferentes meios de ação para induzir a parada cardíaca com menor concentração de potássio terá um efeito benéfico e podendo diminuir a ativação de vias efetoras iniciais da apoptose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REICHERT, KARLA; PEREIRA DO CARMO, HELISON RAFAEL; LIMA, FANY; TORINA, ANALI GALLUCE; DE SOUZA VILARINHO, KARLOS ALEXANDRE; MARTINS DE OLIVEIRA, PEDRO PAULO; SILVEIRA FILHO, LINDEMBERG MOTA; BARBOSA DE OLIVEIRA SEVERINO, ELAINE SORAYA; PETRUCCI, ORLANDO. Desenvolvimento de solução cardioplégica sem potássio: estudo experimental em ratos. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, v. 28, n. 4, p. 524-530, . (12/09130-1)
DO CARMO, HELISON PEREIRA; REICHERT, KARLA; DE CARVALHO, DANIELA DIOGENES; SILVEIRA-FILHO, LINDEMBERG DA MOTA; VILARINHO, KARLOS; OLIVEIRA, PEDRO; PETRUCCI, ORLANDO. Lidocaine and Pinacidil Added to Blood versus Crystalloid Cardioplegic Solutions: Study in Isolated Hearts. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, v. 33, n. 3, p. 211-216, . (12/09130-1)
REICHERT, KARLA; PEREIRA DO CARMO, HELISON RAFAEL; TORINA, ANALI GALLUCE; DE CARVALHO, DANIELA DIOGENES; SPOSITO, ANDREI CARVALHO; DE SOUZA VILARINHO, KARLOS ALEXANDRE; SILVEIRA-FILHO, LINDEMBERG DA MOTA; MARTINS DE OLIVEIRA, PEDRO PAULO; PETRUCCI, ORLANDO. Atorvastatin Improves Ventricular Remodeling after Myocardial Infarction by Interfering with Collagen Metabolism. PLoS One, v. 11, n. 11, . (12/09494-3, 11/14550-7, 12/09130-1, 13/10661-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.