Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos do salicilato sobre a neurotransmissão e plasticidade sináptica nos neurônios do núcleo coclear dorsal (NCD)

Processo: 12/09421-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ricardo Mauricio Xavier Leão
Beneficiário:Ricardo Mauricio Xavier Leão
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia  Núcleo coclear  Audição 

Resumo

Intoxicação por salicilato leva ao desenvolvimento de tinnitus em humanos e animais experimentais. Hiperatividade no Núcleo Coclear Dorsal (NCD) é relacionada com o desenvolvimento de tinnitus, e aplicações agudas de salicilato aumentam o disparo de neurônios fusiformes (principais) do NCD in vivo. Entretanto os mecanismos da hiperatividade no NCD em tinnitus após a intoxicação por salicilato são desconhecidos. Nesse projeto propomos testar a hipótese que o salicilato altera a excitabilidade do NCD alterando o balanço da excitação e da inibição nesse núcleo. O NCD possui um circuito de inibição auto-alimentativa que pareia uma corrente excitatória com uma inibitória vinda de um interneurônio. Os neurônios carthweel são a principal fonte de inibição dos neurônios principais do NCD, e recebem sinapses dos neurônios granulares, que mediam a transmissão da informação somatosensorial que chega ao NCD. Salicilato é um inibidor da síntese de prostglandinas e leucotrienos a partir do ácido araquidônico. Endocanabinóides mediam a depressão à longo prazo da neurotransmissão excitatória nos neurônios cartwheel e também podem ser degradados pela ciclooxigenase 2, que é inibida pelo salicilato. Um excesso de endocanabinóides poderia potencialmente alterar o balanço das neurontransmissões excitatória e inibitória no NCD por afetar a neutrotransmissão as células cartwheel. Para melhor compreendermos as ações do salicilato sobre o balanço excitação/inibição no NCD propomos estudar os efeitos da aplicação in vitro de salicilato na neurotransmissão e na plasticidade mediada por endocanabinóides nos neurônios cartwheel e fusiformes do NCD. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUGAIB, JOAO; CEBALLOS, CESAR C.; LEAO, RICARDO M. High doses of salicylate reduces glycinergic inhibition in the dorsal cochlear nucleus of the rat. HEARING RESEARCH, v. 332, p. 188-198, FEB 2016. Citações Web of Science: 5.
DAGOSTIN, ANDRE A.; LOVELL, PETER V.; HILSCHER, MARKUS M.; MELLO, CLAUDIO V.; LEAO, RICARDO M. Control of Phasic Firing by a Background Leak Current in Avian Forebrain Auditory Neurons. FRONTIERS IN CELLULAR NEUROSCIENCE, v. 9, DEC 10 2015. Citações Web of Science: 4.
CUNHA, A. O. S.; DE OLIVEIRA, J. A. C.; ALMEIDA, S. S.; GARCIA-CAIRASCO, N.; LEAO, R. M. INHIBITION OF LONG-TERM POTENTIATION IN THE SCHAFFER-CA1 PATHWAY BY REPETITIVE HIGH-INTENSITY SOUND STIMULATION. Neuroscience, v. 310, p. 114-127, DEC 3 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.