Busca avançada
Ano de início
Entree

Digestão anaeróbia de águas residuárias direcionada para a produção de butanol e etanol

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como finalidade a produção de butanol e etanol a partir da digestão anaeróbia de águas residuárias de atividades agrícolas e agroindustriais, por exemplo, vinhaça. A produção de butanol e etanol por digestão anaeróbia envolve um processo de fermentação bifásica que produz solvente constituído por uma mistura de acetona-butanol-etanol (ABE) por meio de reações bioquímicas realizadas por bactérias do gênero Clostridium que ocorrem em ambientes naturais. Dependendo das características dos resíduos e das condições operacionais a digestão anaeróbia pode ser direcionada para a produção de butanol ou etanol. Butanol possui um alto valor agregado e pode ser utilizado como combustível em substituição de gasolina sem necessidade de modificar ou adaptar motores ou na indústria química e farmacêutica. Etanol também pode ser utilizado em diversas atividades, mas, a principal é como combustível no setor de transportes. Brasil e os EUA concentram 62% da produção mundial de etanol a partir de sacarose contida na cana-de açúcar e amido de milho, respectivamente. Outras fontes de carboidratos para produção de etanol são os resíduos agrícolas e agroindustriais que contêm materiais lignocelulósicos, por exemplo, palha de arroz, palha de trigo, palha de milho e bagaço de cana. Este projeto será desenvolvido no Laboratório de Saneamento da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI/UNICAMP e contará com a colaboração de pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos - USP, da Faculdade de Engenharia Química - FEQ da Unicamp e da École Polytechnique de Montréal, Canadá. Espera-se que esta pesquisa contribua para o aproveitamento energético de resíduos agroindustriais minimizando os impactos negativos ao meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, DOUGLAS B.; FERNANDES, BRUNA S.; DA SILVA, ARIOVALDO J. Effect of initial pH and substrate concentration on the lactic acid production from cassava wastewater fermentation by an enriched culture of acidogenic microorganisms. WATER ENVIRONMENT RESEARCH, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
FUESS, LUCAS TADEU; DOS SANTOS, GRACIETE MARY; DELFORNO, TIAGO PALLADINO; MORAES, BRUNA DE SOUZA; DA SILVA, ARIOVALDO JOSE. Biochemical butyrate production via dark fermentation as an energetically efficient alternative management approach for vinasse in sugarcane biorefineries. RENEWABLE ENERGY, v. 158, p. 3-12, OCT 2020. Citações Web of Science: 3.
MORAES, BRUNA DE SOUZA; DOS SANTOS, GRACIETE MARY; DELFORNO, TIAGO PALLADINO; FUESS, LUCAS TADEU; DA SILVA, ARIOVALDO JOSE. Enriched microbial consortia for dark fermentation of sugarcane vinasse towards value-added short-chain organic acids and alcohol production. Journal of Bioscience and Bioengineering, v. 127, n. 5, p. 594-601, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.