Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento térmico em cerâmica feldspática silanizada na adesão ao cimento resinoso

Processo: 12/10573-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Clovis Pagani
Beneficiário:Clovis Pagani
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento térmico  Porcelana dentária  Feldspato  Ciclagem térmica (odontologia) 

Resumo

O tratamento de superfície convencional realizado em cerâmica feldspática tem sido o condicionamento do ácido fluorídrico e aplicação do silano. Porém o condicionamento ácido tem sido questionado pela toxidade química em inúmeros estudos. Assim objetivou-se avaliar o efeito do tratamento térmico na cerâmica feldspática silanizada na adesão ao cimento resinoso. Por meio de um estudo in vitro serão seccionados 48 blocos de cerâmica feldspática sinterizada; incialmente utilizaremos 12 blocos cerâmicos com dimensões de 12x10x17 mm a partir deste serão seccionados 24 blocos nas dimensões de 12x10x4 mm e utilizados para os grupos sem envelhecimento e com envelhecimento por ciclagem térmica, e 24 blocos com dimensões de 5x10x4 mm que servirão para os grupos com envelhecimento mecânico. Estes blocos serão divididos aleatoriamente em três grupos experimentais: Grupo 1 (HF + Silano); Grupo 2 (HF+ Silano + aquecimento 77°C); Grupo 3 (Silano + aquecimento 77°C). Os blocos cerâmicos serão cimentados a blocos de resina composta com um cimento resinoso, e posteriormente serão seccionados em palitos de 1mm2 para serem ensaiados pelo teste mecânico de microtração, a uma velocidade de 1mm/min (EMIC). Metade dos palitos obtidos de cada amostra será submetida à ciclagem térmica (12.000 ciclos, 5°/55°C ± 1°C) sendo que os demais palitos serão ensaiados 24 horas após o corte. Os blocos de cerâmica cimentados em resina composta, que receberão ciclagem mecânica, serão submetidos a 10.000 ciclos com carga de 100 N, logo após os ciclos, serão seccionados em palitos de 1mm2. Em seguida as superfícies fraturadas serão analisadas em estereomicroscópio 20x de aumento, e em microscópio eletrônico de varredura 100x, 300x e 500x (MEV), apenas as amostras significativas. Para análise estatística será utilizada Anova dois fatores e teste de Turkey com nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES DE FIGUEIREDO, VIVIANE MARIA; CORAZZA, PEDRO HENRIQUE; SOUTO LEPESQUEUR, LAURA SOARES; MIRANDA, GERALDO M.; PAGANI, CLOVIS; DE MELO, RENATA MARQUES; VALANDRO, LUIZ FELIPE. Heat treatment of silanized feldspathic ceramic: Effect on the bond strength to resin after thermocycling. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADHESION AND ADHESIVES, v. 63, p. 96-101, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.