Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações no tecido adiposo associada à obesidade: avaliação da modulação por receptores de adenosina.

Processo: 12/13193-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Alessandra Gambero
Beneficiário:Alessandra Gambero
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Adipocinas  Tecido adiposo  Adenosina  Inflamação  Obesidade 

Resumo

O infiltrado de macrófagos e a capacidade de produção de substâncias com atividade pró-inflamatórias pelo tecido adiposo apontam para a possibilidade deste tecido contribuir para o estabelecimento e manutenção de um quadro de inflamação crônica nos indivíduos obesos, num evento que precede a instalação da resistência à insulina nos tecidos periféricos associada à obesidade. O aumento dos níveis de ácidos graxos livres circulantes decorrentes da resistência à insulina no tecido adiposo parece resultar no acúmulo destes em tecidos como o músculo esquelético, fígado, pâncreas e coração levando ao desenvolvimento de patologias como o diabetes tipo 2.Os níveis de adenosina aumentam durante a inflamação e modulam respostas inflamatórias e metabólicas. A ativação de receptores adenosinérgicos A1 exerce efeitos pró-inflamatórios enquanto a ativação de receptores A2A resulta em ações antiinflamatórias, como a inibição da produção de citocinas, incluindo o TNF-a, que é produzido pelo tecido adiposo e participa no estabelecimento da resistência à insulina. A ativação de receptores A1 exerce um efeito antilipolítico que atua como um fator importante no controle da liberação de ácidos graxos livres e do metabolismo durante a obesidade. A adenosina também pode modificar eventos relacionados à adipogênese e remodelamento tecidual, importantes na expansão do tecido adiposo. Assim, os objetivos deste projeto são ampliar o conhecimento sobre a participação dos receptores de adenosina na modulação das alterações metabólicas, inflamatórias e morfológicas que se estabelecem no tecido adiposo durante a obesidade, utilizando agonistas seletivos e não-seletivos em modelo de obesidade induzida por dieta hiperlipídica em camundongos e abordagens in vitro com linhagens celulares de adipócitos e macrófagos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEOLIVEIRA, CAROLINE CANDIDA; CARIA, CINTIA RABELO E. PAIVA; FERREIRA GOTARDO, ERICA MARTINS; RIBEIRO, MARCELO LIMA; GAMBERO, ALESSANDRA. Role of A(1) and A(2A) adenosine receptor agonists in adipose tissue inflammation induced by obesity in mice. European Journal of Pharmacology, v. 799, p. 154-159, MAR 15 2017. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.