Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de impactos ambientais de projetos de mineração: um teste metodológico baseado em serviços ecossistêmicos

Processo: 12/13770-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas
Pesquisador responsável:Luis Enrique Sánchez
Beneficiário:Luis Enrique Sánchez
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serviços ambientais  Avaliação de impacto ambiental  Impactos ambientais  Minas Gerais  Mineração  Ferro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Impacto Ambiental | ferro | Minas Gerais | mineracao | serviços ecossistemicos | planejamento e gestão ambiental

Resumo

A capacidade que os ecossistemas apresentam de fornecer bens e serviços à humanidade são os chamados serviços ecossistêmicos. Esses serviços variam desde a regulação do clima ao fornecimento de alimentos, matérias primas, água potável etc. A quantidade e a qualidade desses serviços dependem do estado de conservação dos ecossistemas. A instalação de projetos modificadores do ambiente, como a mineração, interfere nos serviços fornecidos pelos ecossistemas, com consequente repercussão sobre a qualidade de vida humana. É neste contexto que se delimita o objetivo desta pesquisa, verificar a aplicabilidade do conceito de serviços ecossistêmicos à avaliação de impactos ambientais de novos projetos, tendo como área de estudo o projeto da mina de ferro Sapo-Ferrugem, em implantação em Conceição do Mato Dentro, Estado de Minas Gerais. Este conceito vem sendo aceito tanto no âmbito acadêmico como no empresarial, como uma alternativa para avaliação de impactos ambientais, por considerar as variáveis socioeconômicas e ambientais do território e atender às recomendações da Convenção da Diversidade Biológica. Como procedimento metodológico objetiva-se testar o método "Análise de Serviços Ecossistêmicos para Avaliação de Impactos" a um projeto já avaliado por métodos tradicionais e já licenciado. Espera-se que a pesquisa possa comparar as possíveis vantagens e as dificuldades de aplicação do conceito, contribuindo para o desenvolvimento de métodos inovadores de avaliação de impacto ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, BARBARA A.; ROSA, JOSIANNE C. S.; SIQUEIRA-GAY, JULIANA; SANCHEZ, LUIS E.. Mitigating impacts on ecosystem services requires more than biodiversity offsets. LAND USE POLICY, v. 105, . (12/13770-6)
SALES ROSA, JOSIANNE CLAUDIA; SANCHEZ, LUIS E.. Advances and challenges of incorporating ecosystem services into impact assessment. Journal of Environmental Management, v. 180, p. 485-492, . (12/13770-6)