Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de impactos ambientais de projetos de mineração: um teste metodológico baseado em serviços ecossistêmicos

Processo: 12/13770-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas
Pesquisador responsável:Luis Enrique Sánchez
Beneficiário:Luis Enrique Sánchez
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Serviços ambientais  Impactos ambientais  Minas Gerais  Mineração  Ferro 

Resumo

A capacidade que os ecossistemas apresentam de fornecer bens e serviços à humanidade são os chamados serviços ecossistêmicos. Esses serviços variam desde a regulação do clima ao fornecimento de alimentos, matérias primas, água potável etc. A quantidade e a qualidade desses serviços dependem do estado de conservação dos ecossistemas. A instalação de projetos modificadores do ambiente, como a mineração, interfere nos serviços fornecidos pelos ecossistemas, com consequente repercussão sobre a qualidade de vida humana. É neste contexto que se delimita o objetivo desta pesquisa, verificar a aplicabilidade do conceito de serviços ecossistêmicos à avaliação de impactos ambientais de novos projetos, tendo como área de estudo o projeto da mina de ferro Sapo-Ferrugem, em implantação em Conceição do Mato Dentro, Estado de Minas Gerais. Este conceito vem sendo aceito tanto no âmbito acadêmico como no empresarial, como uma alternativa para avaliação de impactos ambientais, por considerar as variáveis socioeconômicas e ambientais do território e atender às recomendações da Convenção da Diversidade Biológica. Como procedimento metodológico objetiva-se testar o método "Análise de Serviços Ecossistêmicos para Avaliação de Impactos" a um projeto já avaliado por métodos tradicionais e já licenciado. Espera-se que a pesquisa possa comparar as possíveis vantagens e as dificuldades de aplicação do conceito, contribuindo para o desenvolvimento de métodos inovadores de avaliação de impacto ambiental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES ROSA, JOSIANNE CLAUDIA; SANCHEZ, LUIS E. Advances and challenges of incorporating ecosystem services into impact assessment. Journal of Environmental Management, v. 180, p. 485-492, SEP 15 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.