Busca avançada
Ano de início
Entree

Lourenço Filho e a matemática da Escola Nova

Processo: 12/09412-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Wagner Rodrigues Valente
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da matemática  Livro didático  Escola nova  Educação matemática  Aritmética 

Resumo

O projeto tem por finalidade analisar a produção didático-pedagógica de Lourenço Filho relativamente à educação matemática. Para tanto, estabelece como objetivos: realizar um inventário exaustivo das obras do autor, levando em consideração as diferentes edições de cada material a partir dos arquivos da Editora Melhoramentos e do acervo pessoal de Lourenço Filho; analisar o material didático em termos do contexto de sua elaboração, sob a égide do movimento da Escola Nova. A pesquisa utiliza como ferramental teórico-metodológico estudos vindos da História Cultural. Pretende-se refletir sobre a hipótese de ter existido uma matemática escolanovista, elaborada e posta a circular no meio escolar, em substituição aos discursos sobre o ensino intuitivo da aritmética nos anos iniciais escolares. (AU)