Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do genoma completo do vírus da Hepatite Delta (HDV) e do vírus da Hepatite B (HBV) da região norte e Sudeste do Brasil

Processo: 12/13285-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Shirley Cavalcante Vasconcelos
Beneficiário:Shirley Cavalcante Vasconcelos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatite B  Diversidade  Infectologia  Vacinas 

Resumo

A região Amazônica possui o maior número de casos de hepatite Delta no Brasil, já a cidade de São Paulo é uma das cidades mais populosas e com maior diversidade étnica do mundo. No mundo há 350 milhões de portadores crônicos do HBV e 15-20 milhões de coinfectados pelo HDV. A evolução da hepatite Delta é mais severa quando comparada com os outros tipos de hepatites crônicas, uma vez que o HDV aumenta o risco da ocorrência da hepatite fulminante, que por sua vez causa óbito em 80% dos casos. A hepatite fulminante ocorre com mais frequência em coinfectados pelos vírus HDV-3/HBV-F, esses genótipos são encontrados na região Amazônica do Brasil. O HBV é dividido em oito genótipos, sendo que no Brasil são encontrados os genótipos A, D e o F. Estudos com o HDV demonstraram a existência de também oito genótipos deste vírus, onde cada genótipo possui uma distribuição e grau de patogenicidade característico. No Brasil já foram encontrados os genótipos 1, 3 e 8. A caracterização do genoma completo do HDV e HBV da região Amazônica brasileira e do genoma completo do HBV da cidade de São Paulo permitirá à análise epidemiológica e molecular de ambas as infecções, a caracterização das partículas virais, e a pesquisa da presença de partículas virais recombinantes no Norte e Sudeste do Brasil. Este projeto permitirá um estudo mais preciso do genoma completo do HDV e HBV, e em relação ao HBV permitirá o estudo das mutações de resistência transmitida, secundárias e modificações no gene S que podem causar o escape vacinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA, LUIZ CLAUDIO; MANTOVANI, NATHALIA PENA; FERREIRA, MAIRA CICERO; ARNOLD, RAFAEL; SANZ DURO, RODRIGO LOPES; ABRAO FERREIRA, PAULO ROBERTO; HUNTER, JAMES RICHARD; LEAL, ELCIO; DIAZ, RICARDO SOBHIE; KOMNINAKIS, SHIRLEY VASCONCELOS. Identification of a new hepatitis B virus recombinant D2/D3 in the city of So Paulo, Brazil. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 162, n. 2, p. 457-467, FEB 2017. Citações Web of Science: 0.
CICERO, MAIRA FERREIRA; PENA, NATHALIA MANTOVANI; SANTANA, LUIZ CLAUDIO; ARNOLD, RAFAEL; AZEVEDO, RAFAEL GONCALVES; LEAL, ELCIO DE SOUZA; DIAZ, RICARDO SOBHIE; KOMNINAKIS, SHIRLEY VASCONCELOS. Is Hepatitis Delta infections important in Brazil?. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 16, SEP 29 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.