Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos transcriptômicos de Migdolus fryanus e busca de genes alvo para o controle do inseto na cultura da cana de açúcar

Processo: 12/50060-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de março de 2013 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Convênio/Acordo: Odebrecht Agroindustrial
Pesquisador responsável:Flavio Henrique da Silva
Beneficiário:Flavio Henrique da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Empresa: ETH Energia S/A
Município: São Carlos
Assunto(s):Cana-de-açúcar  Organismos geneticamente modificados  Alimentos transgênicos 

Resumo

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para vários países, especialmente para o Brasil. No entanto, é comum a ocorrência de problemas que podem gerar queda de produtividade, causando grandes prejuízos financeiros para o setor sucroalcooleiro. Entre estes problemas está o ataque da cana-de-açúcar por insetos pragas. Uma praga que vem causando prejuízos na cultura de cana-de-açúcar é o besouro Migdolus fryanus. As larvas desse inseto alimentam-se do rizoma da cana, gerando grandes perdas para a cultura pela diminuição da produtividade e morte das plantas. A inexistência de um método eficiente para o controle desta praga e a ausência de informação genômica reforçam a necessidade de estudos sobre desta espécie, para o desenvolvimento de métodos de controle. Assim, pretende-se neste projeto analisar o transcriptoma deste inseto e estabelecer um banco de informações a partir de dados de sequenciamento em larga escala. Neste banco de dados pretende-se identificar genes de interesse biotecnológico e selecionar genes alvo para controle do inseto por meio de silenciamento gênico. Desta forma, pretende-se avaliar a aplicação da tecnologia de RNA de interferência, que além de ser uma abordagem promissora para gerar plantas mais resistentes ao ataque do inseto, permitirá o estudo da função gênica de novos transcritos identificados no transcriptoma de Migdolus fryanus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKAYAMA, DARLAN GONCALVES; SANTOS JUNIOR, CELLO DIAS; KISHI, LUCIANO TAKESHI; PEDEZZI, RAFAEL; SANTIAGO, ADELITA CAROLINA; SOARES-COSTA, ANDREA; HENRIQUE-SILVA, FLAVIO. A transcriptomic survey of Migdolus fryanus (sugarcane rhizome borer) larvae. PLoS One, v. 12, n. 3 MAR 1 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.