Busca avançada
Ano de início
Entree

Vacinas para o controle da dengue administradas pelas vias intra-dérmica e transcutânea

Processo: 12/50362-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Convênio/Acordo: GlaxoSmithKline
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Luis Carlos de Souza Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa Sede: Glaxosmithkline Brasil Ltda
Município: São Paulo
Assunto(s):Dengue  Proteínas recombinantes  Vacinas  Adjuvantes imunológicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjuvantes | Dengue | Lt | Proteinas Recombinantes | Vacinas
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/fapesp_uk_KhvuhXV_170_170.pdf

Resumo

A busca de uma vacina eficaz contra a dengue é prioridade mundial. Atualmente as vacinas em estágio mais avançado de desenvolvimento estão baseadas em vírus atenuados ou recombinantes. No entanto, dificuldades encontradas na indução de respostas imunológicas balanceadas e, sobretudo, questões relativas à segurança indicam que estratégias vacinais inovadoras contra a doença devem ser apoiadas. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma formulação vacinai inédita contra a dengue administrada por vias (intradérmica e transcutânea) mais compatíveis com o processo de infecção natural. A estratégia vacinal proposta está respaldada em quatro avanços tecnológicos obtidos pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas da USP nos últimos anos, a saber: (i) desenvolvimento de tecnologia de produção de proteínas estruturais (envelope) e não estruturais (NS1) recombinantes do DENV2 com propriedades semelhantes às proteínas virais nativas; (ii) desenvolvimento e capacidade de produção de adjuvantes (derivados da toxina termo-lábil produzida por linhagens de Escherichia coli enterotoxigênica) com capacidade de aumentar e modular respostas imunológicas após administração pelas vias i.d. e t.c; (iii) competência implantada para utilização das vias i.d. e t.c. (inclusive com o preparo de adesivos vacinais) para administração de vacinas em modelo experimental; e (iv) descoberta de um modelo experimental para avaliação de segurança e proteção vacinai com um isolado de DENV2 capaz de infectar naturalmente camundongos e reproduzir sintomas observados em casos graves da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREATA-SANTOS, ROBERT; DOS SANTOS ALVES, RUBENS PRINCE; PEREIRA, SARA ARAUJO; PEREIRA, LENNON RAMOS; DE FREITAS, CARLA LONGO; PEREIRA, SAMUEL SANTOS; VENCESLAU-CARVALHO, ALEXIA ADRIANNE; CASTRO-AMARANTE, MARIA FERNANDA; PINHO FAVARO, MARIANNA TEIXEIRA; MATHIAS-SANTOS, CAMILA; et al. Transcutaneous Administration of Dengue Vaccines. Viruses-Basel, v. 12, n. 5, . (16/05570-8, 12/50362-3, 16/20045-7, 14/17595-0, 16/23560-0, 15/02352-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: