Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição holográfica do plasma de quarks e glúons fortemente acoplado

Resumo

Sob condições extremas de temperatura e densidade, a matéria hadrônica usual muda radicalmente e os novos graus de liberdade do sistema são quarks e gluons que, embora nao se encontrem confinados no interior dos nucleons, permanecem ainda fortemente correlacionados. Esta forte correlação entre quarks e gluons na fase desconfinada do quark-gluon plasma (QGP) é responsável pelo comportamento de fluido aproximadamente ideal observado experimentalmente através do fluxoelíptico de hadrons formado em colisões de íons pesados ultra-relativísticos. Neste projeto de pesquisa, modelos holográficos em 5 dimensões baseados na dualidade AdS/CFT (Anti-de Sitter/Conformal Field Theory) serão desenvolvidos para o estudo do plasma de quarks e gluons e suas propriedades. Esses modelos serão capazes de descrever a forte quebra de simetria conforme que ocorre na transição de fase de desconfinamento da chromodinâmica quântica (QCD), de acordo com simulaçõesde QCD na rede, e poderão ser utilizados no cálculo de novas propriedades dinâmicas e de transporte do QGP que poderão ser estudadas experimentalmente usando colisões de íons pesados ultra-relativísticos realizadas no Relativistic Heavy Ion Collider (RHIC) e também no Large Hadron Collider (LHC). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, R. P. G.; NORONHA, J.; DENICOL, GABRIEL S. Jet quenching effects on the anisotropic flow at RHIC. Nuclear Physics A, v. 932, p. 432-436, DEC 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.