Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para utilização de VANT no monitoramento de cana-de-açúcar para fins de agricultura de precisão

Processo: 12/50048-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de março de 2013 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Convênio/Acordo: Odebrecht Agroindustrial
Pesquisador responsável:Jansle Vieira Rocha
Beneficiário:Jansle Vieira Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa: ETH Energia S/A
Município: Campinas
Assunto(s):Biomassa  Cana-de-açúcar  Agricultura de precisão  Produção agrícola 

Resumo

A Agricultura de Precisão (AP) é um sistema de manejo localizado baseado em informação e tecnologia que utiliza uma ou mais fontes de informações para minimizar custos e/o maximizar a produção considerando sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Este sistema de manejo deve ser aplicado à produção de cana-de-açúcar, dada a complexidade das operações agrícolas envolvidas na sua produção, bem como a necessidade constante de acompanhamento do ciclo vegetativo. Dentre as tecnologias disponíveis o sensoriamento remoto é a que apresenta o maior potencial de uso em AP. O desenvolvimento e disponibilidade de veículos aéreos não tripulados (VANT) de baixa altitude possibilitaram a aquisição de imagens de alta resolução espacial sem a interferência de cobertura de nuvens, além da vantagem de custos mais baixos em relação a imagens de satélites. O VANT passou a ser uma interessante alternativa para a coleta de dados, podendo gerar informações do comportamento da vegetação e sua correlação com outros parâmetros, essenciais para o acompanhamento do ciclo vegetativo e gerenciamento de operações agrícolas. Apesar do seu potencial, o uso desta tecnologia ainda é incipiente na agricultura, havendo necessidade de mais pesquisa e desenvolvimento metodológico para a utilização destes veículos de uma forma operacional e em larga escala. O objetivo principal deste projeto é desenvolver metodologia de uso de VANT associado as dados de solo, clima e planta, para geração de boletins mensais de monitoramento da biomassa visando à agricultura de precisão em cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WACHHOLZ DE SOUZA, CARLOS HENRIQUE; CAMARGO LAMPARELLI, RUBENS AUGUSTO; ROCHA, JANSLE VIEIRA; GRAZIANO MAGALHAES, PAULO SERGIO. Mapping skips in sugarcane fields using object-based analysis of unmanned aerial vehicle (UAV) images. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 143, p. 49-56, DEC 2017. Citações Web of Science: 11.
WACHHOLZ DE SOUZA, CARLOS HENRIQUE; CAMARGO LAMPARELLI, RUBENS AUGUSTO; ROCHA, JANSLE VIEIRA; GRAZIANO MAGALHAES, PAULO SERGIO. Height estimation of sugarcane using an unmanned aerial system (UAS) based on structure from motion (SfM) point clouds. International Journal of Remote Sensing, v. 38, n. 8-10, p. 2218-2230, 2017. Citações Web of Science: 20.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.