Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação de sistemas de liberação controlada obtidos por tecnologia de fluido supercrítico

Processo: 12/01333-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Marco Vinícius Chaud
Beneficiário:Marco Vinícius Chaud
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Pesq. associados:José Martins de Oliveira Junior ; Marta Maria Duarte Carvalho Vila ; Norberto Aranha ; Valquíria Miwa Hanai Yoshida
Assunto(s):Tecnologia farmacêutica  Sistemas de liberação de medicamentos  Nanopartículas  Fluidos supercríticos 

Resumo

Na indústria farmacêutica, novos medicamentos empregando nanotecnologia têm sido propostos com o objetivo de aumentar o índice terapêutico, diminuir os efeitos adversos, direcionar os fármacos para sítios específicos, reduzir a toxicidade e liberar o fármaco de maneira controlada. Atualmente, as pesquisas nesta área estão direcionadas para melhorar o tratamento de doenças que apresentam grande incidência e complexidade, como o câncer e infecções por parasitas, vírus entre outras. Este projeto propõe o uso das técnicas do gás antissolvente supercrítico (ASS) e expansão rápida da solução supercrítica (ERSS) para obtenção e avaliação de sistemas sólidos gastrorretensivos e flutuantes e dispersões sólidas. As partículas serão obtidas por ambas as técnicas e serão realizadas em diferentes condições supercríticas, mas no mesmo equipamento. Os produtos provenientes das técnicas do ASS e ERSS serão avaliados quanto à variação do tamanho e morfologia das partículas, interação química entre os componentes da formulação, características físico-químicas do estado sólido, teor e perfil de liberação do fármaco. Estas característica serão investigadas, respectivamente, por dispersão de raios-X de ângulos baixo (SAXS), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (IVTF), análise térmica (DSC), difração de raio-X (DR-X) e estudo de dissolução. Os resultados deste estudo será um avanço na geração de sistemas terapêuticos sólidos micro ou nanoestruturados e aumento da solubilidade de fármacos cuja biodisponibilidade é limitada pela taxa de dissolução. A vantagem deste processo de obtenção, além de ser uma tecnologia menos poluente que os métodos convencionais, são as condições moderadas do processo, eliminação de solventes residuais, e facilidade para transposição de escala. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOSHIDA, VALQUIRIA M. H.; BALCAO, VICTOR M.; VILA, MARTA M. D. C.; OLIVEIRA JUNIOR, JOSE M.; ARANHA, NORBERTO; CHAUD, MARCO V.; GREMIAO, MARIA P. D. Zidovudine-Poly(L-Lactic Acid) Solid Dispersions with Improved Intestinal Permeability Prepared by Supercritical Antisolvent Process. Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 104, n. 5, p. 1691-1700, MAY 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.