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Estudo do dano superficial no sistema tribológico roda/trilho ferroviário

Processo: 12/50177-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Mei
Beneficiário:Paulo Roberto Mei
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa: MWL Brasil Rodas e Eixos Ltda
Município: Campinas
Assunto(s):Fadiga de contato  Estrutura veicular  Rodas  Eixos 

Resumo

A MWL Brasil desenvolveu, juntamente com a Unicamp, rodas ferroviárias de aços microligados com propriedades mecânicas melhoradas em relação aos aços atualmente utilizados no setor "Heavy Haul". Porém, para a inserção deste novo produto no mercado é necessária sua homologação junto a Association of American Railroads (AAR), agência reguladora internacional, e a mesma solicita que os testes sejam realizados em instituições de ensino. Uma vez homologadas na nova Classe D da AAR, estas rodas ferroviárias poderão ser vendidas para as empresas clientes da MWL Brasil, tais como: Canadian Pacific, National Pacific, Union Pacific, BNSF, CSX, Vale, MRS e BHP, dentre outras. Neste projeto, proposto por pesquisadores da Unicamp, USP e MWL, serão criados 2 laboratórios, um na USP e outro na Unicamp, para ensaios de fadiga de contato por rolamento e deslizamento. Esses laboratórios serão equipados com 4 máquinas de ensaios cada um, já projetadas pelos pesquisadores do grupo e que serão construídas por empresas do parque tecnológico do Estado de São Paulo. Implantados os laboratórios, será desenvolvida uma metodologia de ensaios cobrindo fenômenos de fadiga de contato e resistência ao desgaste, de forma a obter uma correspondência confiável entre os resultados de laboratório e os de campo. Embora os laboratórios estejam sendo montados para atender às necessidades da indústria ferroviária paulista, os mesmos, poderão, futuramente, também atender a outras empresas do país interessadas neste tipo de ensaio. (AU)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020170275914 - MWL Brasil Rodas & Eixos Ltda ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 20 de dezembro de 2017