Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil de expressão de genes de proliferação celular e resposta inflamatória e do padrão de metilação dos genes supressores tumorais p15ink4b e p16INK4A e suas implicações no prognóstico dos linfomas de células T periféricas

Resumo

Os linfomas Não-Hodgkin de células T periféricas compreendem parcela importante das neoplasias linfoproliferativas crônicas, representando 10 a 15% de todos os linfomas Não-Hodgkin. Ao contrário dos linfomas de imunofenótipo B, dados disponíveis na literatura quanto à características fisiopatogênicas e moleculares envolvidas nestas doenças são escassos, bem como determinantes prognósticos e terapêuticos. Com o presente estudo, pretendemos validar dados preliminares que sugerem que a hiperexpressão de genes relacionados a proliferação e ciclo celular (CCNA2, TOP2A, CHECK1) possa estar relacionada à desfecho desfavorável. Em oposição, supomos que a hiperexpressão dos genes NFKB1 VGF1 e a hipoexpressão do gene IKBKB estariam correlacionados a melhor prognóstico. Analisaremos, ainda, o padrão de metilação das regiões promotoras CpG dos genes supressores tumorais p16INK4a e p15INK4b tentando determinar o valor prognóstico do fenótipo hipermetilador e possível papel terapêutico dos agentes hipometilantes nestas neoplasias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PADUA COVAS LAGE, LUIS ALBERTO; HAMASAKI, DEBORA TOSHIE; MOREIRA, FREDERICO RAFAEL; ROCHA, VANDERSON; NOGUEIRA ZERBINI, MARIA CLAUDIA; PEREIRA, JULIANA. Absolute monocyte count is a predictor of overall survival and progression-free survival in nodal peripheral T cell lymphoma. ANNALS OF HEMATOLOGY, v. 98, n. 9, p. 2097-2102, . (12/50495-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.