Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do potencial de migração de fotoiniciadores provenientes de tintas de impressão curáveis por radiação ultravioleta (UV)

Processo: 12/12842-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Marisa Padula
Beneficiário:Marisa Padula
Instituição-sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança alimentar  Embalagens de alimentos  Tintas para impressão  Raios ultravioleta 

Resumo

A segurança dos alimentos é tema de grande importância e as demandas por produtos mais seguros são crescentes. Dentro desse contexto, a embalagem tem um papel fundamental na cadeia de alimentos e bebidas. Além das funções de preservação/conservação que o sistema de embalagem deve conferir, ele deve ser especificado a fim de evitar a transferência de substâncias deste sistema para os produtos alimentícios. A embalagem é um sistema complexo, sendo constituído, muitas vezes, por vários componentes, dentre eles, as tintas de impressão. De maneira geral, tintas de impressão são misturas de corantes ou pigmentos, polímeros, plastificantes, solventes e outros aditivos. Podem ser sistemas a base de água ou de solvente, óleo-resinosos ou curáveis por radiação ultravioleta (UV) ou por feixe de elétrons (EB). As principais legislações de materiais para contato com alimentos não dispõem de regulamentos para tintas de impressão, sendo essencial gerar conhecimento científico nesta área. Desse modo, o presente projeto foi elaborado para estudar tintas de impressão curáveis por radiação UV utilizadas em embalagens alimentícias do ponto de vista da segurança dos alimentos. As tintas curáveis por radiação UV são sistemas líquidos reativos compostos por oligômeros, solventes reativos, aditivos, corantes ou pigmentos e fotoiniciadores capazes de formar polímeros termorrígidos por reações de polimerização e de reticulação induzidas por radiação. O fotoiniciador é responsável pela absorção da radiação UV e é capaz de iniciar a reação de polimerização através de mecanismos de reação específicos. Vários fotoiniciadores estão disponíveis comercialmente e a benzofenona (BP) é um dos mais empregados. No entanto, a BP pode migrar para alimentos como constatado em diversos artigos publicados. Diante deste cenário, houve uma demanda por sistemas curáveis por UV com baixo potencial de migração e por este motivo fotoiniciadores poliméricos têm sido alvo de diversos estudos. Muitos deles são derivados poliméricos de BP, já produzidos industrialmente para uso em tintas para embalagens para alimentos. Assim, este projeto tem como objetivos desenvolver e validar métodos para determinação da migração de BP e de um derivado polimérico de BP em simulantes de alimentos, comparar e estudar a relação de alguns parâmetros inerentes ao sistema de impressão como "concentração de fotoiniciador na formulação" e "dose de UV" versus o potencial de migração de BP para simulantes de alimentos. Um estudo comparativo entre a migração de BP e do derivado polimérico de BP será realizado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS, ALINE BRIONISIO; FAVARO PEREZ, MARY ANGELA; BORDIN, MAURICIO ROSSI; SILVA, LECTICIA BOSE; GODOY, HELENA TEIXEIRA; PADULA, MARISA. Set-off: Development of a Simulation Press and Analytical Approach to Study the Phenomenon. Packaging Technology and Science, v. 30, n. 8, p. 495-504, AUG 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.