Busca avançada
Ano de início
Entree

Exploração de alvos moleculares para inibir células T regulatórias e potencializar resposta imune antitumoral

Processo: 12/13132-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marcio Chaim Bajgelman
Beneficiário:Marcio Chaim Bajgelman
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02995-2 - Desenvolvimento de vetores com tropismo por células FOXP3 positivas, BP.TT
Assunto(s):Imunoterapia  Terapia genética  RNA interferente pequeno  Linfócitos T reguladores  Subunidade alfa de receptor de interleucina-2  Aptâmeros de nucleotídeos  Vetores genéticos 

Resumo

As células T regulatórias (Treg) apresentam a propriedade de suprimir a proliferação de células T efetoras favorecendo a tolerância imunológica. Amostras clínicas isoladas de pacientes demonstram que o infiltrado de células Treg em sítios tumorais está correlacionado com a progressão do câncer. Dados da literatura sugerem que a eliminação de células Treg pode atuar em sinergia a outras terapias antitumorais. Dentre as estratégias mais populares, células T regulatórias podem ser inativadas por meio de depleção, utilizando-se anticorpos ou toxinas dirigidas ao receptor de IL-2 (CD25), contudo, o mecanismo de depleção mediado pelo receptor CD25 não é específico e também ocasiona a eliminação de outras populações celulares CD25 positivas, como células CD4 efetoras que poderiam contribuir na imunidade antitumoral. A proposta deste projeto consiste em explorar mecanismos moleculares para inibir alvos específicos relacionados à determinação e manutenção do fenótipo supressor de células T regulatórias. Neste sentido, planejamos gerar moléculas de RNA de interferência (RNAi) para silenciar a expressão de genes alvo com alta especificidade e alta eficiência. Estas moléculas de RNAi serão validadas por meio de em ensaios in vitro utilizando-se plataformas de veiculação de RNAi, baseadas em vetores retrovirais, com objetivo de verificar a inativação do potencial supressor de Treg. Adicionalmente, também desenvolveremos um plataforma não viral, para possibilitar a veiculação de moléculas de RNAi in vivo, baseada em aptâmeros quiméricos de RNA. Estes aptâmeros apresentam baixa imunogenicidade e possibilitarão o teste em animais desafiados com tumores. Esperamos que a inativação dos alvos moleculares deste estudo ocasione o bloqueio funcional de Treg, potencializando a resposta imune antitumoral em modelos animais desafiados.Dessa forma, os mecanismos e plataformas explorados neste projeto poderão contribuir para o desenvolvimento de estratégias potenciais para terapia antitumoral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANRIQUE-RINCON, ANDREA J.; BERALDO, CAMILA M.; TOSCARO, JESSICA M.; BAJGELMAN, MARCIO C. Exploring Synergy in Combinations of Tumor-Derived Vaccines That Harbor 4-1BBL, OX40L, and GM-CSF. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 8, SEP 19 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.