Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção e caracterização de artefatos elastoméricos contendo aditivos provenientes de fontes renováveis

Processo: 12/14844-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Scuracchio
Beneficiário:Carlos Henrique Scuracchio
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos renováveis  Borracha  Elastômeros  Vulcanização 

Resumo

O presente trabalho possui ênfase no estudo do desenvolvimento de formulações elastoméricas utilizando alguns substituintes aos ingredientes comumente utilizados, os quais seriam o óleo aromático, as cargas e o óxido de zinco, sendo estes substituídos por componentes de fontes renováveis, tais como soja, trigo, e cana-de-açúcar, respectivamenteAs matérias primas de fonte apresentam as seguintes características:MD 600: é um óleo de origem vegetal (soja) epoxidado que atua como um plastificante estável e de grande resistência a extração por agentes de limpeza e outros. Será utilizado em substituição ao plastificante naftênico derivado do petróleo. MD CO: é uma carga inerte derivada de cereal e substitui com êxito as cargas inertes utilizadas nos compostos de borracha, com a vantagem de acelerar sua degradabilidade na natureza. Será utilizado para substituir o CaCO3.MD ECR: derivado da cana de açúcar, composto por 25,6% de Zn na forma de carboxilato de zinco. Este componente tem características definidas em sua estrutura de forma a substituir o óxido de zinco e a estearina, com uma redução de 45% na quantidade a ser utilizada (considerando a soma de ZnO e ácido esteárico). Será utilizado para substituir o ZnO e o ácido esteárico, com a vantagem de utilizar menos Zn contribuindo assim para a preservação da fauna aquática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANCHET, A.; DEMORI, R.; DE SOUSA, F. D. B.; ORNAGHI, JR., H. L.; SCHIAVO, L. S. A.; SCURACCHIO, C. H. Sugar cane as an alternative green activator to conventional vulcanization additives in natural rubber compounds: Thermal degradation study. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 207, p. 248-260, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 4.
ZANCHET, A.; DE SOUSA, F. D. B.; CRESPO, J. S.; SCURACCHIO, C. H. Activator from sugar cane as a green alternative to conventional vulcanization additives. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 174, p. 437-446, FEB 10 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.