Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da histamina na ativação de células dendríticas e células TCD4+ mediado por agonistas de receptores toll-like em recém-natos

Resumo

A histamina é uma amina biogênica com ampla ação em vários tipos celulares incluindo os que exercem relevantes funções imunológicas. É capaz de polarizar as funções efetoras como induzir células dendríticas do tipo 2 e promover resposta Th2 por distintos sinais intracelulares. O bloqueio dos receptores histamínicos conjuntamente à adjuvantes pode potencializar as funções imunológicas. Adjuvantes como os ligantes sintéticos de receptores Toll-like têm sido amplamente explorados pelo seu potencial imunomodulatório. No período neonatal, há uma ativação sub-ótima do eixo IL-12/IFN-g, que resulta em uma inadequada ativação das células dendríticas e da função Th1, o que salienta a busca de estratégias para potencializar a resposta imunológica. Desta forma, a proposta é analisar o efeito da histamina nas células dendríticas e células TCD4+ do recém-nato (cordão umbilical humano) comparado com adultos. Além disto, avaliar o potencial modulatório de antagonistas dos receptores histamínicos e dos agonistas de TLRs. Para tal, o efeito da histamina e receptores (H1R-H4R) será avaliado na secreção de citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas induzidas por agonistas de TLR4, TLR7/8 e TLR9 em células mononucleares do cordão umbilical e de adultos. A ação da histamina e receptor H4R será avaliada em células dendríticas derivadas de monócitos ativadas por agonistas de TLR4 e TLR7/8 na secreção de citocinas, expressão de moléculas, sinalização via AP1 e NF-kB e na geração de células T heterólogas secretoras de IL-4 ou IFN-g. Será avaliado também o potencial modulador da histamina e receptor H4R em células TCD4+ polarizadas em Th1/Th2 pelo perfil de secreção de citocinas, expressão de receptores histamínicos e genes relacionados com a função Th1/Th2 por PCR array. A busca de estratégias para potencializar a resposta imunológica pode contribuir para compreender a imunologia neonatal e para desenvolver novas formulações vacinais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALVIELLI CASTELO BRANCO, ANNA CLAUDIA; PEREIRA, NATALLI ZANETE; YAMADA YOSHIKAWA, FABIO SEITI; DA SILVA OLIVEIRA, LUANDA MARA; EMIDIO TEIXEIRA, FRANCIANE MOURADIAN; OLIVEIRA, LUANA DE MENDONCA; PIETROBON, ANNA JULIA; TORREALBA, MARINA PASSOS; DE LIMA, JOSENILSON FEITOSA; DA SILVA DUARTE, ALBERTO JOSE; SATO, MARIA NOTOMI. Proinflammatory profile of neonatal monocytes induced by microbial ligands is downmodulated by histamine. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, SEP 23 2019. Citações Web of Science: 0.
CALVIELLI CASTELO BRANCO, ANNA CLAUDIA; YAMADA YOSHIKAWA, FABIO SEITI; PIETROBON, ANNA JULIA; SATO, MARIA NOTOMI. Role of Histamine in Modulating the Immune Response and Inflammation. Mediators of Inflammation, 2018. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.