Resumo
O Brasil não utiliza a técnica de perfusão miocárdica com Rubídio-82 através do PET-CT. O custo do gerador é de $30.000 e a meia vida do radisótopo de 76 segundos. A técnica é superior a do SPECT em termos de sensibilidade e especificidade além de fornecer dados absolutos sobre débito coronário, reserva coronária, fração de ejeção, motilidade e espessamento miocárdico em apenas meia hora para o estresse e repouso. A Radiofarmácia do IPEN foi reformulada graças a um projeto FAPESP e tem condições de desenvolver o gerador de Rubídio a custo Brasil. O InCor remeteria o gerador após 1 mês de uso para o IPEN, com a finalidade de seu estudo e desenvolvimento nacional. O Brasil possui sistemas PET-CT nas principais cidades da maioria dos estados. Atualmente contamos com 30 aparelhos para atuar na área de oncologia, neurologia e cardiologia. A área de cardiologia ainda não foi desenvolvida devido ao preço e indisponibilidade do material radioativo. Nosso projeto prevê a contemplação de 06 geradores, durante 1 ano, realização de 500 estudos perfusionais de repouso e estresse, relação custo efetividade onde, ao fim do estudo clínico o IPEN passaria a produzir os geradores a custos nacionais. Para infusão controlada no paciente é necessário uma bomba injetora cujo custo é de $70.000 que seria utilizada para produzir aparelhos semelhantes pela bioengenharia do IPEN para fornecimento nacional. O Serviço de Informática da Instituição desenvolveria softwares para avaliação funcional do ventrículo esquerdo e para medir reserva coronária. O IPEN seria parceiro da FAPESP no desenvolvimento dessa pesquisa e iria colaborar com compra de outros geradores de rubídio-82. Esse estudo coloca o centro universitário da USP e IPEN/CNEN na qualidade de avaliador da metodologia e seus resultados, que, reproduzindo dados internacionais ainda colocaria o Brasil como detentor de tecnologia e a produção nacional de Rubídio. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOMURA, CESAR H.;
ASSUNCAO-JR, ANTONILDES N.;
GUIMARAES, PATRICIA O.;
LIBERATO, GABRIELA;
MORAIS, THAMARA C.;
FAHEL, MATEUS G.;
GIORGI, MARIA C. P.;
MENEGHETTI, JOSE C.;
PARGA, JOSE R.;
DANTAS-JR, ROBERTO N.;
CERRI, GIOVANNI G.
Association between perivascular inflammation and downstream myocardial perfusion in patients with suspected coronary artery disease.
EUROPEAN HEART JOURNAL-CARDIOVASCULAR IMAGING,
v. 21,
n. 6,
p. 599-605,
JUN 2020.
Citações Web of Science: 2.
GIORGI, MARIA CLEMENTINA;
MENEGHETTI, JOSE CLAUDIO;
SOARES, JR., JOSE;
IZAKI, MARISA;
FALCAO, ANDREA;
IMADA, RODRIGO;
CHALELA, WILLIAM;
DE OLIVEIRA, MARCO ANTONIO;
NOMURA, CESAR;
VERBERNE, HEIN J.
Left ventricular function in response to dipyridamole stress: head-to-head comparison between (82)Rubidium PET and Tc-99m-sestamibi SPECT ECG-gated myocardial perfusion imaging.
EUROPEAN JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE AND MOLECULAR IMAGING,
v. 44,
n. 5,
p. 876-885,
MAY 2017.
Citações Web of Science: 2.
FALCAO, ANDREA;
CHALELA, WILLIAM;
GIORGI, MARIA CLEMENTINA;
IMADA, RODRIGO;
SOARES, JR., JOSE;
DO VAL, RENATA;
OLIVEIRA, MARCO ANTONIO;
IZAKI, MARISA;
KALIL FILHO, ROBERTO;
MENEGHETTI, JOSE C.
Myocardial blood flow assessment with (82)rubidium-PET imaging in patients with left bundle branch block.
Clinics,
v. 70,
n. 11,
p. 726-732,
2015.
Citações Web of Science: 0.