Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição das tensões em próteses protocolo mandibulares com diferentes extensões de cantilever e material de revestimento oclusal

Processo: 12/11336-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marcelo Coelho Goiato
Beneficiário:Marcelo Coelho Goiato
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários  Prótese dentária  Prótese mandíbular  Biomecânica  Ensaios da estrutura dos materiais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecânica | implantes dentários | Prótese Mandibular | Prótese Dentária

Resumo

Este estudo objetiva a avaliação da distribuição de tensões, por meio do método com modelo fotoelástico, em próteses mandibulares tipos protocolos de Branemark, com diferentes extensões de cantilever e materiais de recobrimento estético. Serão confeccionados dois modelos fotoelásticos de uma mandíbula edêntula, contendo 5 implantes 4.1 com hexágono externo (HE) na região anterior. No modelo I, os implantes serão instalados no nível da resina, o que significa clinicamente que estarão posicionados ao nível do rebordo ósseo. Neste modelo será utilizado o sistema Ucla para confeccionar a barra metálica. Para o modelo II, os implantes serão colocados 2mm abaixo da resina, havendo a indicação da utilização do micro-unit (intermediário) para compensar essa diferença ao nível do rebordo ósseo em conjunto com o sistema UCLA. Para o início do método de avaliação das distribuições das tensões será realizado o teste do parafuso único e aplicados os torques indicados aos parafusos correspondentes. Será verificada a presença de tensões nos modelos fotoelásticos a cada procedimento da confecção da prótese mandibular. Com auxílio de uma máquina de ensaio EMIC inicialmente as forças serão aplicadas em diferentes tamanhos de cantilever na barra metálica e posteriormente nas próteses confeccionadas em porcelana e resina acrílica, variando-se o tamanho do cantilever. Esta aplicação de força se deve para simular a mastigação e avaliar as áreas de tensões aos modelos fotoelásticos. Por meio de imagens fotográficas e auxílio do programa Adobe Photoshop CS5 nas imagens obtidas após o teste será realizada a análise das tensões de acordo com o número de franjas de alta intensidade e de acordo com a área de distribuição dessas tensões nos modelos I e II com a barra metálica e as próteses finalizadas com recobrimento estético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MEDEIROS, RODRIGO ANTONIO; GOIATO, MARCELO COELHO; PESQUEIRA, ALDIERIS ALVES; VECHIATO FILHO, ALJOMAR JOSE; BONATTO, LILIANE DA ROCHA; DOS SANTOS, DANIELA MICHELINE. Stress Distribution in an Implant-Supported Mandibular Complete Denture Using Different Cantilever Lengths and Occlusal Coating Materials. IMPLANT DENTISTRY, v. 26, n. 1, p. 106-111, . (12/11336-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.