Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa dos proteomas das raízes tuberosas de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) de mesa e de indústria

Processo: 12/17146-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:João Roberto Oliveira do Nascimento
Beneficiário:João Roberto Oliveira do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Beatriz Rosana Cordenunsi ; Carlos Alberto Labate ; Teresa Losada Valle
Assunto(s):Fisiologia pós-colheita  Raízes e tubérculos alimentícios  Mandioca  Proteoma  Análise serial de proteínas  Eletroforese em gel bidimensional 

Resumo

A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma cultura de grande importância socioeconômica, mas que é relativamente pouco estudada quanto às bases moleculares de sua qualidade. Nesse sentido, o estudo do proteoma da raiz tuberosa pode proporcionar acesso a informações de importância, uma vez que as proteínas, por serem os efetores da expressão gênica, respondem pela manifestação de características de interesse agronômico ou nutricional. Assim, o projeto tem por objetivo identificar, através da análise diferencial dos perfis proteicos das raízes tuberosas de mandiocas de variedades de mesa ou indústria, aquelas com diferenças significativas de abundância, uma vez que isso pode levar à identificação das proteínas potencialmente implicadas nos processos fisiológicos que resultam nas características que distinguem essas variedades. Os perfis proteicos revelados por fluorescência serão obtidos por eletroforese bidimensional, combinando IEF e SDS-PAGE, e as proteínas de interesse serão sequenciadas por espectrometria de massas. A identificação das proteínas diferenciais poderá contribuir para ampliar o entendimento das bases moleculares da qualidade dessa raiz e subsidiar o desenvolvimento de novas variedades. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HANDEL SCHMITZ, GABRIELA JUSTAMANTE; ANDRADE, JONATHAN DE MAGALHAES; VALLE, TERESA LOSADA; LABATE, CARLOS ALBERTO; OLIVEIRA DO NASCIMENTO, JOAO ROBERTO. Comparative Proteome Analysis of the Tuberous Roots of Six Cassava (Manihot esculenta) Varieties Reveals Proteins Related to Phenotypic Traits. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 64, n. 16, p. 3293-3301, APR 27 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.