Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução geológica comparada dos complexos Itapira e Piracaia na região que se situa entre as cidades de Lindóia e Socorro, a norte, e Jarinu e Cabreúva, a sul

Resumo

Na região compreendida entre as cidades de Lindóia e Socorro, a norte, e daí para sul até as localidades de Cabreúva e Jarinu, dois grandes Domínios geotectônicos são reconhecidos: Faixa Alto Rio Grande, com idades desde arqueanas até paleo a neoproterozóicas e Nappe de Empurrão Socorro-Guaxupé de idade neoproterozóica. A primeira contém as rochas arqueanas do Complexo Amparo e metassedimentos e rochas gnáissicas de composição granítica do Complexo Itapira, enquanto que a segunda é representada por metassedimentos e granitóides do Complexo Piracaia. Considerando-se que existem dúvidas com relação às áreas de ocorrência desses domínios, pretende-se na presente pesquisa aprofundar os conhecimentos referentes às unidades litológicas que compõe os Complexos Itapira e Piracaia, nas áreas mencionadas, detalhando a evolução geológica e o metamorfismo que as atingiu e, com a utilização de determinações isotópicas, procurar contribuir para melhor estabelecer um modelo evolutivo e levantar critérios de distinção entre ambas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIAS DE OLIVEIRA, MARCOS AURELIO; NEGRI, FRANCISCO DE ASSIS; ZANARDO, ANTENOR; MORALES, NORBERTO. Archean and paleoproterozoic crust generation events, Amparo complex and Serra Negra orthogneiss in southern Brasilia Orogen, SE Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 90, p. 137-154, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.