Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho produtivo, digestão e metabolismo de cabras Saanen lactantes alimentadas com diferentes concentrações de citral (3,7-dimethyl-2,6-octadienal)

Resumo

A melhoria da eficiência produtiva pela manipulação da microbiota ruminal via utilização de aditivos alternativos na alimentação animal, tem sido alvo de pesquisas recentes, principalmente, devido à crescente preocupação pública relacionada à resistência microbiana aos antibióticos e ionóforos. Na linha de produtos alternativos encontram-se os compostos de plantas medicinais, como o citral, principal composto do óleo essencial do capim-limão (Cymbopogon citratus (DC.) Stapf) que possui potencial antibacteriano, antiparasitário, antifúngico, anti-helmíntico e anticarcinogênico. Alguns estudos sobre o citral têm sugerido que este composto pode promover alterações na microbiota ruminal interferindo significativamente no perfil lipídico do leite. Porém, as pesquisas têm focado a utilização deste composto na alimentação de roedores, não existindo relatos do emprego deste composto na dieta de ruminantes. A adição de novos compostos, como o citral, na produção de caprinos leiteiros, pode ser uma alternativa para melhorar a eficiência energética do animal, e consequentemente a produtividade e o desempenho, além de agregar valor ao leite destes animais, melhorando a aceitação e comercialização. Neste contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar diferentes porcentagens de inclusão de citral sobre a fermentação e microbiota ruminal, digestão e metabolismo (fase 1: oito cabras canuladas no rúmen alojadas em gaiolas metabólicas), e sobre as características bioquímicas do sangue, características físicas, químicas e perfil lipídico do leite de cabras (fase 2: 16 cabras não canuladas alojadas em baias individuais). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANAES, TAISSA S.; ZANFERARI, FILIPE; MAGANHE, BRUNA L.; TAKIYA, CAIO S.; SILVA, THIAGO H.; DEL VALLE, TIAGO A.; RENNO, FRANCISCO P. Increasing dietary levels of citral oil on nutrient total tract digestibility, ruminal fermentation, and milk composition in Saanen goats. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 229, p. 47-56, JUL 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.