Busca avançada
Ano de início
Entree

Plasticidade muscular esquelética após lesão em ratos idosos: efeito da suplementação com leucina

Processo: 12/15276-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Elen Haruka Miyabara
Beneficiário:Elen Haruka Miyabara
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema musculoesquelético  Regeneração muscular  Suplementação alimentar  Leucina  Idosos 

Resumo

Com o avanço da idade ocorre perda gradual da massa muscular e um marcante déficit do potencial regenerativo da musculatura esquelética em idosos. Diante do crescente aumento da expectativa de vida e da importância da integridade muscular para a manutenção da qualidade de vida, torna-se cada vez maior o interesse na investigação de estratégias terapêuticas capazes de minimizar os efeitos deletérios do envelhecimento sobre a musculatura esquelética. Neste contexto, o estudo de possíveis agentes terapêuticos na atenuação do referido déficit regenerativo muscular em idosos ainda é pouco explorado. Um bom candidato seria o aminoácido leucina, por ser um agente anabólico, o que poderia maximizar a recuperação do tamanho das fibras musculares em regeneração, acarretando na melhora da estrutura e consequente função muscular. Evidências mostram que a suplementação com o aminoácido leucina ativa fatores envolvidos com o início da tradução como o eIF-4E e o eIF-4G além da fosforilação da p70S6K resultando no ganho de massa muscular. Além disso, tem sido descrito que a suplementação com leucina em modelos animais de atrofia ou caquexia muscular resulta em aumento da massa muscular pelo aumento de síntese proteica, na qual a via PI3K/Akt/mTOR é altamente ativada. Neste contexto, o papel da suplementação nutricional com o aminoácido leucina na regeneração muscular em jovens e idosos ainda necessita ser explorado. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar o efeito da suplementação com o aminoácido leucina na regeneração de músculos esqueléticos de ratos jovens e idosos criolesados. Para tanto, serão analisados aspectos macroscópicos (massa muscular), histológicos (morfologia geral), imunohistoquímicos (detecção de células satélites em proliferação e de células musculares em diferenciação), moleculares (ensaio de síntese protéica, perfil de ativação de elementos das vias PI3K/Akt/mTOR e ubiquitina proteassoma) e funcionais (análise da contração muscular) da regeneração do músculo tibialis anterior de ratos jovens e idosos submetidos à criolesão (por favor verificar maiores detalhes na sessão Material e Método). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, MARCELO G.; SILVA, MEIRICRIS T.; DA CUNHA, FERNANDA M.; MORISCOT, ANSELMO S.; AOKI, MARCELO S.; MIYABARA, ELEN H. Leucine supplementation improves regeneration of skeletal muscles from old rats. Experimental Gerontology, v. 72, p. 269-277, DEC 2015. Citações Web of Science: 16.
PEREIRA, MARCELO G.; SILVA, MEIRICRIS T.; CARLASSARA, EDUARDO O. C.; GONCALVES, DAWIT A.; ABRAHAMSOHN, PAULO A.; KETTELHUT, ISIS C.; MORISCOT, ANSELMO S.; AOKI, MARCELO S.; MIYABARA, ELEN H. Leucine Supplementation Accelerates Connective Tissue Repair of Injured Tibialis Anterior Muscle. NUTRIENTS, v. 6, n. 10, p. 3981-4001, OCT 2014. Citações Web of Science: 16.
PEREIRA, MARCELO G.; BAPTISTA, IGOR L.; CARLASSARA, EDUARDO O. C.; MORISCOT, ANSELMO S.; AOKI, MARCELO S.; MIYABARA, ELEN H. Leucine Supplementation Improves Skeletal Muscle Regeneration after Cryolesion in Rats. PLoS One, v. 9, n. 1 JAN 8 2014. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.