Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinética de cristalização de vidros não estequiométricos

Processo: 12/17417-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de janeiro de 2013 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edgar Dutra Zanotto
Beneficiário:Edgar Dutra Zanotto
Pesquisador visitante: Vladimir Mikhailovich Fokin
Inst. do pesquisador visitante: International Science & Technology Center (ISTC), Rússia
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cinética  Crescimento de cristais  Cristalização  Vidro  Vitrocerâmica 

Resumo

Cinética de cristalização de vidros não estequiométricos Vladimir M. Fokin, 2012O profundo entendimento sobre a termodinâmica, a cinética e os mecanismos de cristalização de vidros são ainda assuntos "quentes" na ciência de vidros. Sendo uma alternativa para a formação de vidro, a cristalização também controla o desenvolvimento e a produção de vitrocerâmicas. Durante várias décadas a maioria dos estudos de cristalização tem utilizado vidros estequiométricos. Assim, um estudo detalhado da cinética de cristalização de vidros não estequiométricos seria inusitado. O presente projeto propõe a investigação sistemática de cristalização não estequiométrica. Pretendemos empregar vidros do pseudo-binário meta-silicato de lítio (LS) - meta-silicato de cálcio (CS), que tem um eutético simples. Alguns problemas gerais continuam sem solução e demandam uma investigação detalhada. Por exemplo: i- Em qualquer teoria da nucleação a determinação da energia de superfície específica, S, do núcleo crítico ainda é um problema. Tendo em conta a escassez e a importância de dados sobre S, um estudo sistemático sobre a variação da energia de superfície com a alteração de alguns parâmetros composicionais é muito desejável e será realizada. ii-Nucleação heterogênea em superfícies segue as leis gerais ds CNT-onde a cinética de nucleação heterogênea é também determinada pelo tempo de inducao, tin, de nucleação mais a taxa de nucleação no estado estacionário. Como já mostrado anteriormente, no vidro de composição eutética do conjunto LS-CS, cristais de meta-silicato de cálcio (CS) precipitam a temperaturas relativamente baixas (próximas a Tg) apenas nos estágios mais avançado do processo de cristalização. Assim, a estimativa da tin em função da temperatura é de interesse para a compreensão da nucleação das fases individuais (LS e CS) e da cristalização total. iii-Pretendemos também realizar uma investigação detalhada da cristalização de vidros que pertencem a ambos os lados do ponto eutético do diagrama de fases. iv- A distribuição de tamanho de cristais e a sua evolução com o tempo pode conter informações preciosas sobre os processos de nucleação e crescimento. Assim, pretende-se obter a distribuição de tamanhos de cristais para acompanhar a evolução desses processsos. v- Finalmente, a influência da temperatura e velocidade de aquecimento sobre a sequência de formação de fases deve dar algumas pistas importantes sobre o mecanismo geral de cristalização não estequiométrica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FOKIN, VLADIMIR M.; REIS, RAPHAEL M. C. V.; ABYZOV, ALEXANDER S.; CHINAGLIA, CLEVER R.; SCHMELZER, JUERN W. P.; ZANOTTO, EDGAR D. Non-stoichiometric crystallization of lithium metasilicate-calcium metasilicate glasses. Part 2-Effect of the residual liquid. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 379, p. 131-144, NOV 1 2013. Citações Web of Science: 7.
DYAMANT, I.; ABYZOV, A. S.; FOKIN, V. M.; ZANOTTO, E. D.; LUMEAU, J.; GLEBOVA, L. N.; GLEBOV, L. B. Crystal nucleation and growth kinetics of NaF in photo-thermo-refractive glass. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 378, p. 115-120, OCT 15 2013. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.