Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica diferencial entre microadenomas e macroadenomas hipofisários produtores de ACTH

Processo: 12/17395-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Maria Candida Barisson Villares Fragoso
Beneficiário:Maria Candida Barisson Villares Fragoso
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Ericka Barbosa Trarbach
Assunto(s):Neuroendocrinologia  Neoplasias epiteliais e glandulares  Adenoma hipofisário secretor de ACT  Hipersecreção hipofisária de ACTH  Análise em microsséries  Expressão gênica 

Resumo

Cerca de 10% dos tumores hipofisários são produtores de ACTH (corticotropinomas) causando a doença de Cushing, caracterizado pela secreção autônoma de ACTH que estimula a produção crônica e excessiva de cortisol pelas glândulas suprarrenais. Na grande maioria dos pacientes com doença de Cushing, os corticotropinomas são microadenomas (<10 mm) e 4-10% dos pacientes apresentam macroadenomas (e10 mm). Macroadenomas podem invadir ou não estruturas paraselares e apresentar também extensão supraselar. Os corticotropinomas são de origem monoclonal e sua etiologia primária ainda não está totalmente elucidada. Mutações em protooncogenes, genes supressores tumorais clássicos e receptores regulatórios específicos dos corticotrofos estão raramente envolvidos na gênese de corticotropinomas. A análise de expressão gênica por microarray tem identificado com sucesso padrões de expressão e vem permitindo a definição de fenótipos clinicamente relevantes em diversos tipos de tumores humanos, incluindo corticotropinomas. No entanto, análise diferencial dos genes expressos em corticotropinomas comparando-se os diferentes tipos de tumores tais como microadenomas, macroadenomas, e corticotropinomas invasivos ainda não foi realizada. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar e comparar o perfil de expressão gênica diferencial entre microcorticotropinomas, macroadenomas e corticotropinomas invasivos de pacientes com doença de Cushing utilizando-se a técnica de microarray e correlacionar estes achados com os dados clínicos, de imagem e laboratoriais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TADEU DE ARAUJO, LEONARDO JOSE; LERARIO, ANTONIO MARCONDES; DE CASTRO, MARGARET; MARTINS, CLARISSA SILVA; BRONSTEIN, MARCELLO DELANO; MACHADO, MARCIO CARLOS; TRARBACH, ERICKA BARBOSA; BARISSON VILLARES FRAGOSO, MARIA CANDIDA. Transcriptome analysis showed a Differential signature between invasive and non-invasive corticotrophinomas. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 8, MAR 22 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.