Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos peptídeos p217 e p290 na ativação de ins-r em glândulas salivares de camundongos diabéticos

Processo: 12/18012-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2012 - 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Eduardo José Caldeira
Beneficiário:Eduardo José Caldeira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus  Glândulas salivares  Carboxiliases  Ácido glutâmico  Receptor de insulina 

Resumo

O diabetes mellitus é uma doença que afeta diferentes tecidos e órgãos, inclusive as glândulas salivares que possuem estrutura biológica similar, em alguns aspectos, ao pâncreas. Estudos atuais vêm utilizando imuno moduladores na tentativa de conter e principalmente reverter os danos teciduais causados por esta condição hiperglicêmica. Contudo, os efeitos tóxicos e os riscos da supressão imunológica fazem com que haja uma limitação no uso destes novos medicamentos. Dessa forma, se faz necessário a busca contínua por outras terapias, com menor risco e mais eficazes no controle do diabetes e principalmente na reversão das lesões associadas a esta condição. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar os efeitos do tratamento com os peptídeos p217 e p290 da descarboxilase do ácido glutâmico (GAD), sobre as células responsáveis pela produção de saliva em glândulas parótida e submandibular de camundongos diabéticos, enfocando principalmente o seu possível efeito terapêutico na recuperação da interação entre a insulina e seus receptores nestes tecidos. Um total de 21 camundongos será dividido em 3 grupos: Grupo I, constituído por 7 camundongos Balb/C (controles); Grupo II, constituído por 7 camundongos NOD (diabéticos) e Grupo III com 7 camundongos NOD (diabéticos) que receberão o tratamento com o peptídeo p217 associado ao p290 da descarboxilase do ácido glutâmico. Durante o período de tratamento se fará o acompanhamento glicêmico e análise dos consumos de sólido e líquido em todos os animais estudados. Após o término do período experimental, amostras das glândulas salivares serão obtidas para análise morfológica geral, de imunofluorescência e imunoblotting para os receptores de insulina (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RODRIGO EDUARDO; CERVIGNE, NILVA DE KARLA; PINTO, CLOVIS ANTONIO LOPES; DA CUNHA, MARCELO RODRIGUES; ROJAS, FERNANDA; PERONI, LUIS ANTONIO; AUGUSTO, TAIZE MACHADO; MARCHI, EVALDO; KHAN, BARKAT ALI; CALDEIRA, EDUARDO JOSE. Role of GAD peptides p217 and p290 in the repair of INS receptor in salivary tissues of type 1 diabetic mice. Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 30, n. 5, p. 1545-1550, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.