Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de fluxos metabólicos na complexa rede de produção de ramnolipídios por Pseudomonas aeruginosa

Processo: 12/13452-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jonas Contiero
Beneficiário:Jonas Contiero
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação industrial  Biossurfactantes  Ramnolipídeo  Pseudomonas aeruginosa 

Resumo

Apesar das inúmeras vantagens dos biossurfactantes, como baixa toxicidade, biodegradabilidade e alta estabilidade, estes compostos não são amplamente utilizados, devido ao alto custo de produção. A aplicação de ferramentas da engenharia metabólica permite a identificação dos desvios de fluxo nas rotas metabólicas envolvidas na síntese de ramnolipídios, que podem ser superados através de linhagens modificadas geneticamente, contribuindo significativamente para o aumento da produção desses metabólitos. Por isso o presente estudo visa estudar o fluxo de carbono nas rotas metabólicas utilizadas por Pseudomonas aeruginosa para a produção de ramnolipídios e a partir dos resultados obtidos estabelecer um modelo estequiométrico para a produção, bem como, propor modificações genéticas com o intuito de direcionar o fluxo de carbono para aumentar a produção do glicolipídio produzido por esta espécie. Propõe-se ainda estudar a relação do gene rhlG com a produção de ramnolipídios e ainda avaliar se há diferença na metabolização de fontes de carbono hidrofílica e hidrofóbicas em mutantes deletados no gene supracitado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOVAGLIO, R. B.; SILVA, V. L.; FERREIRA, H.; HAUSMANN, R.; CONTIERO, J. Rhamnolipids know-how: Looking for strategies for its industrial dissemination. BIOTECHNOLOGY ADVANCES, v. 33, n. 8, p. 1715-1726, DEC 2015. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.