Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem autorregulada da matemática em ambientes de aprendizagem por computador: um estudo brasileiro

Processo: 12/51182-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2013 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Roberta Gurgel Azzi
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental  Computador no ensino  Novas tecnologias da comunicação  Dispositivos móveis  Hipermídia  Matemática 

Resumo

O desempenho acadêmico é uma preocupação crescente da comunidade educativa. No centro da problemática encontra-se o insucesso acadêmico e o correspondente abandono escolar precoce. No currículo brasileiro, a Matemática é uma disciplina com alto índice de insucesso, como pode ser observado através de indicadores locais e internacionais: o PISA (2010b) posiciona o Brasil em um dos últimos lugares do ranking de nações participantes do estudo. Os resultados do SAEB (2005) vão nesta mesma direção, indicando baixos níveis de proficiência em Matemática para os estudantes do quinto e nono anos do Ensino Fundamental. Tendo isto em conta, o presente estudo busca responder à seguinte questão: Como podem as novas tecnologias, especificamente aplicações hipermídia utilizadas através de dispositivos móveis, contribuir para a promoção da autorregulação da aprendizagem e para o sucesso escolar a Matemática? Neste estudo, serão utilizadas ferramentas hipermídia para ensinar conteúdos curriculares de Matemática do Ensino Fundamental, com a introdução de um tutor-avatar, de modo a aumentar a sua eficácia na aprendizagem e desempenho dos alunos, bem como em suas habilidades autorregulatórias. A presente pesquisa é parte de um estudo internacional sobre o tema, que conta com a colaboração de universidades portuguesas e espanholas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Ferramentas digitais auxiliam ensino e aprendizagem de Matemática 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.